Barreto, do Criciúma, admite desconhecimento da regra: “Eu não sabia que seria pênalti”

PAULO COSTA: Com um pênalti completamente inusitado, o Flamengo venceu o Criciúma de virada, por 2 a 1, neste sábado (20), em Brasília, pela 18ª rodada do Brasileirão. Pedro e Gabigol fizeram para o Rubro-Negro, enquanto Rodrigo marcou para o time adversário.

Você precisa saber

Flamengo vence o Criciúma de virada, com gol de pênalti nos minutos finais
PC de Oliveira explicou que a decisão de marcar o pênalti foi correta
Lance inusitado da penalidade gerou repercussão

O segundo gol do Flamengo, marcado por Gabigol, ocorreu em lance praticamente inédito no futebol. Enquanto o jogo rolava, uma outro bola foi atirada em campo pela torcida, Arrascaeta tocou para Everton Cebolinha que, quando foi finalizar, dentro da área, o atleta do Criciúma, Barreto, jogou a segunda bola de forma intencional na direção da que estava sob domínio do camisa 11.

Em entrevista depois da partida, Barreto admitiu desconhecimento da regra e afirmou que não sabia que seria pênalti no lance.

Foi um lance bizarro. Na minha cabeça, no momento, foi instinto. Quando eu vi a segunda bola em campo, eu tinha na cabeça que duas bolas envolvendo o lance não podia. Eu chutei contra o adversário realmente para o juiz notar que tinha duas bolas, então claro não sabia que iria ser pênalti, se não eu não faria. A minha intenção na hora realmente foi bem instintiva. Jamais prejudicaria meus companheiros, a gente sabia da dificuldade“, disse Barreto.

“Foi um lance bizarro. Foi instinto. Eu chutei a bola na outra para o juiz notar que tinha duas bolas em campo. Eu não sabia que seria pênalti. Se eu soubesse, não teria feito isso, com certeza.”

Barreto, após Flamengo 2×1 Criciúma.
@geglobo pic.twitter.com/12NKPuTzdb

— Planeta do Futebol (@futebol_info) July 20, 2024

Comentarista de arbitragem afirma que decisão foi correta

Apesar da reclamação por parte do Criciúma, o comentarista do Grupo Globo, PC de Oliveira afirmou que a decisão do árbitro Maguielson Lima Barbosa foi correta.

Tem uma ação proposital do Barreto (jogador do Criciúma), jogando a segunda bola na bola principal do jogo. Essa segunda bola, de acordo com a regra, é considerada como um objeto. Na regra 12, nas infrações punidos com tiro livre direto e como foi dentro da área, tiro livre direto é pênalti. Toda vez que um jogador usa um objeto, essa segunda bola é considerada como um objeto, e arremessa contra um adversário, um membro da arbitragem ou na bola, como foi o caso, o jogo deve ser reiniciado com tiro livre direto. Portanto, como foi dentro da área, é pênalti, que foi bem marcado pelo Maguielson Barbosa“, disse o comentarista de arbitragem, que completou.

Gabigol anota de pênalti para o Flamengo – Foto: Marcelo Cortes / CRF

Muitos questionaram se ele deveria paralisar o jogo. De acordo com a regra, o jogo só é paralisado, quando tem uma segunda bola no campo de jogo, só é paralisado se essa segunda bola interferir no andamento do jogo. Nesse caso, ela só houve interferência a partir de uma ação proposital do Barreto. A interferência ocorre a partir do toque do Barreto, uma ação deliberada e intencional. O Maguielson marcou corretamente o pênalti a favor do Flamengo“, finalizou PC de Oliveira na análise.

PC de Oliveira diz que pênalti a favor do Flamengo foi bem marcado. Veja a explicação. pic.twitter.com/Hfmo5tQb8m

— ge (@geglobo) July 20, 2024

Próximo compromisso

Depois do duelo contra o Criciúma, o Mais Querido volta a campo na próxima quarta-feira (24), às 20h, para encarar o Vitória, no estádio do Barradão, em jogo da última rodada do primeiro turno do Brasileirão.

Volante do Criciúma cometeu pênalti raro no futebol

About Author

Deixe um comentário

Previous post Apesar de pênalti marcado de forma correta, gerente do Criciúma reclama de arbitragem contra o Flamengo
Next post Palmeiras vence o Cruzeiro em casa e se mantém na vice-liderança do Brasileirão