Atleta do Flamengo, Rebeca Andrade iguala o recorde de medalhas na história do Brasil em Olimpíadas – veja o ranking
PAULO COSTA: Faltam adjetivos para descrever o que faz Rebeca Andrade nas Olimpíadas de Paris. Neste sábado (3), a ginasta do Flamengo e do Brasil conquistou a medalha de prata no salto e a terceira dela nesta edição dos Jogos.
Você precisa saber
Rebeca Andrade iguala o recorde de medalhas na história do Brasil em Olimpíadas
Atleta do Flamengo conquistou a medalha de prata no salto
Ginasta conquistou a quinta medalha olímpica na carreira
Com isso, Rebeca chegou ao quinto pódio em Olimpíadas e igualou os ex-atletas da vela, Robert Scheidt e Torben Grael, como a pessoa do Brasil com mais medalhas na história dos Jogos Olímpicos. No entanto, vale ressaltar que a ginasta ainda tem mais duas finais para competir em Paris, na trave e no solo, ambas na segunda-feira (5).
Portanto, Rebeca Andrade pode chegar ao sétimo pódio e se tornar de forma isolada o atleta brasileiro com medalhas em Olimpíadas. Isaquías Queiroz, também atleta do Flamengo, possui quatro medalhas e ainda tem duas provas para disputar. Sendo assim, pode fazer história e ultrapassar Robert Scheidt e Torben Grael mas ficar atrás da ginasta no panteão olímpico do Brasil.
“Tô ficando gigante, né? E isso é muito legal pro meu tamanho (risos). Eu agradeço muito a minha equipe multidisciplinar, meu treinador, a minha família, que me permitiram que essas coisas acontecessem, sabe? Se fosse por mim mesmo, algumas vezes eu já teria desistido. Então, por conta deles, eu tô aqui, e os meus sonhos, os meus objetivos estão sendo alcançados” disse Rebeca em entrevista à Globo depois da prata no salto.
Maior atleta olímpica da história?
Maior medalhista do país, Rebeca comentou sobre se ela já se considera o maior nome da história do esporte olímpico brasileiro. A ginasta se esquivou e disse preferir aguardar os resultados de segunda-feira.
“Só vou considerar quando o resultado sair. O resultado é consequência do trabalho. Então vai ser mais um dia intenso. Trave para a cabeça, solo para o corpo mesmo, pega muito. Espero conseguir fazer excelentes provas para que eu seja a maior da história”, afirmou.
O sorriso no rosto de quem casualmente acaba de ganhar sua TERCEIRA MEDALHA OLÍMPICA em menos de uma semana! Com direito a Cheng e Amanar MUITÍSSIMO bem executados!
REBECAAAA!!!
Foto: Ricardo Bufolin/CBG pic.twitter.com/NWfEgxUD8K
— Confederação Brasileira de Ginástica (@cbginastica) August 3, 2024
Inspiração em Ayrton Senna
Aos 25 anos, Rebeca já é uma das maiores referências do esporte brasileiro, assim como outros atletas que marcaram a história esportiva do país, como Ayrton Senna.
“Poder representar e ser um orgulho, ser referência é algo que eu vou levar pra sempre comigo. Como a gente vê o Senna, como a gente vê vários esportistas que a gente pensa assim: “Caramba, ele foi gigante. Olha como ele me inspira, olha como ele falou, olha como ele fez, olha como ele é”. Tem muita gente que eu admiro. Nastia Liukin, Shawn Johnson… (ginastas americanas) É muito legal ver o que a gente está conquistando“, refletiu a ginasta.
O NOME DELA É REBECA ANDRADEEEEE! QUE SALTO, QUE CATEGORIAAAAAA! #OlimpíadasNoGe #Paris2024 #JogosOlímpicos pic.twitter.com/49db12DzK0
— ge (@geglobo) August 3, 2024
Brasileiros com mais medalhas da história das Olimpíadas
5 – Rebeca Andrade (ginástica) Robert Scheidt e Torben Grael (vela)
4 – Serginho (vôlei), Gustavo Borges (natação), Isaquías Queiroz (canoagem)
As finais que restam para Rebeca em Paris
5/8 – Trave – 7h30
5/8 – Solo – 9h20
Ginasta ainda tem mais duas provas e pode ser tornar a líder do ranking brasileiro de forma isolada