Com uma atuação que não convenceu a todos os torcedores, o Flamengo superou o Palestino por 2×0 dentro do Maracanã. O confronto, válido pela segunda rodada da Copa Libertadores, também marcou a estreia de Léo Ortiz com o Manto Sagrado. Logo no primeiro jogo pelo Mais Querido, o defensor teve grande atuação e foi premiado com um gol. O bom desempenho do camisa 3 gerou elogios de jogadores já renomados do clube, como Arrascaeta.
O que você precisa saber:
Flamengo superou o Palestino por 2×0 na Libertdores, com gols de Pedro e Léo Ortiz
Esta foi a primeira partida de Léo Ortiz pelo Flamengo
Zagueiro foi elogiado por Arrascaeta pelo bom desempenho
O que disse Arrascaeta:
“Nota 10, nota 10. Só para craque. Parabéns para ele. Ajudou muito a equipe, muito seguro lá atrás, agora é continuar trabalhando para o time melhorar”, disse Arrascaeta ainda no gramado enquanto comemorava a vitória sobre o Palestino no Maracanã.
Além disso, o camisa 3 foi eleito o craque da torcida em votação realizada no Twitter oficial do clube. Ortiz concorreu com Ayrton Lucas, Erick Pulgar e Pedro. Com 54,3%, o zagueiro foi o mais votado, seguido pelo camisa 9, que recebeu 38,8%. O volante chileno ficou praticamente empatado com o lateral-esquerdo (3,6% e 3,2%, respectivamente). Confira abaixo:
Vocês votaram e escolheram o estreante Léo Ortiz como #CraqueDaTorcida! Parabéns, Léo! #VamosFlamengo pic.twitter.com/AdD3PFiI8M
— Flamengo (@Flamengo) April 11, 2024
Números do zagueiro no jogo
Depois de cinco jogos sendo relacionado e sem entrar em campo, Léo Ortiz atuou os 90 minutos ao lado de Léo Pereira e teve participação ativa na vitória do Flamengo. Além do gol, o zagueiro registrou quatro finalizações, teve 59/66 passes certos, 4/6 duelos aéreos ganhos, três bolas recuperadas, três cortes, não sofreu nenhum drible e não cometeu nenhuma falta. Os números são do portal ‘Sofascore’.
1 gol
4 finalizações (2º do jogo)
59/66 passes certos (89%)
4/6 duelos aéreos ganhos
3 bolas recuperadas
3 cortes
0 dribles sofridos
0 faltas cometidas
Léo Ortiz em sua estreia pelo Flamengo (2-0 vs Palestino):
1 gol
4 finalizações (2º do jogo!)
59/66 passes certos (89%!)
4/6 duelos aéreos ganhos (!)
3 bolas recuperadas
3 cortes
0 dribles sofridos
0 faltas cometidas
Nota Sofascore 8.0 pic.twitter.com/juFfrepJTX
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) April 11, 2024
O jogo
Fazendo valer o nível técnico e a força dentro do Maracanã, o Flamengo começou com tudo. Aos 20 minutos, a pressão Rubro-Negra resultou em gol. Léo Pereira acionou Everton Cebolinha aberto pela esquerda, que driblou o adversário e encontrou ótimo passe para Ayrton Lucas. O lateral puxou para a direita e chutou no gol, a bola sobrou para o atacante Pedro, que deu um chapéu para tirar a bola do goleiro e fazer um golaço.
O Pedro é diferente.
— Fla Resenha | Flamengo (@SiteResenha) April 11, 2024
A pressão e o domínio continuaram por todo o primeiro tempo, mas a equipe não conseguiu ampliar o placar, mesmo com muitas chances desperdiçadas. O time foi para o intervalo com 75% de posse de bola e 13 finalizações contra apenas um do Palestino.
Segundo tempo
O time chileno melhorou na partida e teve chances, especialmente nas bolas paradas. O Flamengo, por sua vez, encontrou mais dificuldades e criou menos chances do que na primeira etapa. O crescimento do Palestino fez a atmosfera do Maracanã ficar um pouco diferente.
Aos 70 minutos, Tite fez as primeiras alterações do Flamengo: Bruno Henrique e Allan entraram nas vagas de Luiz Araújo De La Cruz. Pouco tempo depois, Varela deu lugar a Matías Viña e Victor Hugo substituiu Everton Cebolinha. Como última parada, o treinador colocou o jovem Lorran e tirou o cansado Arrascaeta.
Apesar do equilíbrio e das dificuldades, a mexida de Tite deu certo. Lorran bateu escanteio e o estreante Léo Ortiz desviou e fez o segundo do Flamengo. O gol deu tranquilidade em um jogo que se desenhou fácil no primeiro tempo, mas com ares de tensão na etapa final.
Gol de estreante!
Léo Ortiz @Flamengo 2-0 na CONMEBOL #Libertadores pic.twitter.com/BEKSNNeTQ9
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) April 11, 2024
Mais Querido venceu o Palestino, do Chile, na segunda rodada da Libertadores