Impedido de entrar em campo neste sábado (30) pela final do Carioca diante do Nova Iguaçu, Gabigol foi lembrado e homengeado pela torcida do Flamengo presente no Maracanã. Após a partida, o camisa 10 do Rubro-Negro agradeceu o carinhos dos torcedores.
O que você precisa saber:
Torcida do Flamengo homenageia Gabigol após suspensão de dois anos
Jogador não pôde entrar em campo pela final contra o Nova Iguaçu
Gabigol agradeceu o carinho da torcida nas redes sociais
Após a notícia da multa recebida por Gabigol com a suspensão de dois anos do futebol, a torcida do Flamengo se movimentou durante a semana e preparou algumas homenagens ao camisa 10.
Além de bandeirões com o rosto do atacante, os torcedores também confeccionaram adesivos com a #FechadosComGabigol. Ao final da partida, os rubro-negros também cantaram: “Ah, é Gabigol!” em apoio ao jogador.
Veja:
Adesivos exclusivos que a torcida Rubro-negra fez em homenagem ao Gabigol. pic.twitter.com/5waJ2ub3zV
— FANÁTICAS DA GÁVEA (@fanaticadagavea) March 30, 2024
Agradecimento de Gabigol
Após a partida, em que o Flamengo venceu por 3 a 0 o Nova Iguaçu, Gabigol usou as suas redes sociais para agradecer o carinho da torcida. O camisa 10 usou uma foto com um dos bandeirões com a sua imagem e escreveu: “Nós. Por nós. Pelos nossos”.
Veja a publicação:
Nós.
Por Nós.
Pelos Nossos. pic.twitter.com/V51Qbni57I
— Gabriel Barbosa (@gabigol) March 30, 2024
A suspensão de Gabigol
Com um julgamento apertado, a Justiça votou e decidiu por 5 a 4 que o atacante fosse punido. O camisa 10 violou o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. A decisão, contudo, ainda cabe recurso por parte da defesa do atacante. Vale lembrar que a pena já começou desde quando foi realizada a coleta, em 8 de abril de 2023. Portanto, o jogador está impedido de atuar até abril de 2025
Relembre a denúncia
Conforme os relatos que constam na denúncia contra Gabigol, o camisa 10 do Flamengo teria prejudicado o trabalho dos oficiais de diversas maneiras diferentes.
Além de ter feito os oficiais esperarem, ele teria os desrespeitado e não seguido os protocolos recomendados. Para a análise específica do material biológico, é recomendado que deve haver repouso de duas horas depois de atividade física, tempo que não foi cumprido por Gabigol.
Segundo os oficiais, o jogador não teria ido até eles antes do treino e quando a atividade se encerrou, foi almoçar. Além disso, o camisa 10 teria tratado a equipe com desrespeito, não seguiu os protocolos indicados, depois de 90 minutos pegou o vaso coletor sem nenhum aviso e ainda se irritou ao ver que o oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta.
Gabigol durante treino no Ninho do Urubu – Créditos: Reprodução
Ao final, Gabigol ainda teria entregue o vaso aberto, contrariando as orientações recebidas. Na denúncia, consta que Gabigol se irritou por estar sempre na lista de jogadores que realizam o exame.
No dia 8 de abril, data da coleta, ele teria avisado aos oficiais que aquela seria a última vez que participaria do controle. O caso aconteceu na véspera do segundo jogo da final do Campeonato Carioca, quando o Rubro-Negro foi derrotado por 4 a 1 pelo Fluminense, que ficou com o título.
Inscrito na Libertadores
Apesar de estar fora das finais do Carioca nos dias 30 de março e 07 de abril, diante do Nova Iguaçu, por conta da sua suspensão, Gabigol foi inscrito pelo Flamengo na Libertadores.
Isso porque a defesa do jogador e o departamento jurídico do Rubro-Negro entrarão com recurso em busca de um efeito suspensivo para o camisa 10, o que fará com que o atacante seja liberado para entrar em campo.
Atacante está fora das finais por conta de suspensão de dois anos por tentativa de fraude em exame antidoping
