Apesar da derrota, seleção masculina de vôlei ainda tem chances de classificação nas Olimpíadas – entenda o cenário
PAULO COSTA: O Brasil conheceu a segunda derrota no vôlei masculino. Nesta quarta-feira (31), a equipe de Bernardinho, que também é técnico do Sesc/Flamengo, entrou em quadra e perdeu por 3 sets a 2 para a Polônia, com parciais de 25-22, 19-25, 25-19, 23-25 e 12-15.
Você precisa saber
Apesar da derrota, seleção masculina de vôlei ainda tem chances de classificação
Equipe de Bernardinho foi derrotada para a Polônia nesta quarta (31)
Jogo decisivo valendo vaga na próxima fase será contra o Egito, na sexta
Chances de classificação
Sendo assim, a seleção precisa vencer o Egito por 3 a 0 ou no máximo 3 a 1. Em caso de triunfo por 3 a 2, o Brasil deixa de ganhar um ponto e terá que fazer as contas para saber se consegue a classificação às quartas de final como um dos melhores terceiros colocados.
Apesar da derrota para os atuais número 1 do mundo, o fato de ter ganhado dois sets da Polônia fez com que a seleção ganhasse um ponto, que pode ser crucial para a classificação.
“Fizemos um ponto, estamos vivos ainda. (Derrota para a Polônia) Não era o que queríamos, tivemos as nossas chances. Vamos seguir buscando. Agora nossa final é o Egito. (São) Quatro finais (até a busca pela medalha de ouro), e Egito é a primeira delas“, disse Bernardinho.
O jogo com a Polônia
O Brasil começou muito bem e abriu uma pequena vantagem na metade do set. Na melhor jogada, Bruninho salvou uma bola quase impossível, a seleção conseguiu defender e o levantador deixou Leal sem bloqueio para fazer um lindo ponto. Com um voleibol de alto nível, a equipe fechou o primeiro set em 25 a 22.
No entanto, o time polonês voltou melhor no segundo set e se mostrou superior desde o início. Assim como o Brasil, os europeus abriram boa diferença e conseguiram administrar para fechar em 19 a 25.
Já com Cachopa e Adriano, que entraram nos lugares de Bruninho e Leal, o Brasil voltou a ter um set brilhante, com ótima exibição dos ponteiros e venceu por 25 a 19.
Contudo, os poloneses não se entregaram e mostraram porque são os atuais número 1 do mundo. No quarto set, o adversário do Brasil teve tranquilidade nos momentos decisivos para ganhar por 25 a 23 e forçar o tie-break.
No set decisivo, a Seleção Brasileira não conseguiu repetir as boas atuações que teve durante a partida e viu a Polônia fechar o jogo em 12 a 15 com uma ótima passagem León no saque que causou estragos para a recepção do Brasil.
Veja os melhores momentos
“No segundo e no quarto sets, a Polônia conseguiu boas sequências (com aces). Nós temos que aprender a jogar assim. Nosso voleibol precisa entender que hoje em dia o saque é uma arma muito importante, temos que estar habituados a jogar contra essa pressão“, citou o treinador.
Próximo compromisso
Com um adversário teoricamente mais fácil, o Brasil precisa vencer para conseguir a classificação e continuar sonhando com a medalha. Portanto, o duelo contra o Egito irá ocorrer na sexta-feira (2), às 8h (horário de Brasília).
Equipe de Bernardinho vai para o tudo ou nada na última rodada