Apenas 6 times conseguiram ser campeões da Libertadores de forma invicta

Time do Flamengo na Libertadores 2022 – Foto: Gilvan de Souza

ESPN: Neste sábado (29), o Flamengo disputa a grande final da Conmebol Libertadores contra o Athletico-PR, às 17h (de Brasília), com pela .

Se for campeão, o clube da Gávea conquistará o troféu de maneira invicta, já que não foi derrotado uma vez sequer na competição até agora.

Na fase de grupos, o Mengão teve cinco triunfos e um empate.

Depois, nos mata-matas, passou por Tolima, Corinthians e Vélez Sarsfield vencendo todos os confrontos.

Desta forma, o time comandado por Dorival Jr. entraria para a história ao lado de outros seis equipes que conseguiram levantar a cobiçada taça sem nenhum revés na campanha.

São elas, por ordem cronológica: Peñarol, Santos, Independiente, Estudiantes (duas vezes), Boca Juniors e Corinthians.

Relembre as campanhas de cada um:

Peñarol (1960)
Na primeira edição da Libertadores em todos os tempos, o Peñarol começou eliminando o Jorge Wilstermann, da Bolívia, na fase preliminar: vitória por 7 a 1 e empate por 1 a 1.

Na semifinal, o clube uruguaio travou três grandes confrontos contra o San Lorenzo, da Argentina. Foram dois empates e, na partida para definir a série, triunfo carbonero por 2 a 1.

Na grande final, contra o Olimpia, do Paraguai, o Peñarol venceu a partida de ida por 1 a 0, em Montevidéu, e depois foi campeão com um empate por 1 a 1, em Assunção.

Santos (1963)
O Santos, que era o campeão vigente do torneio, entrou direto na semifinal, fazendo dois confrontos históricos contra o Botafogo de Garrincha e Jairzinho.

Na ida, o Fogão surpreendeu e conquistou um empate por 1 a 1 com o favorito Peixe, em São Paulo. No entanto, o Santos passeou no jogo de volta, enfiou 4 a 0 e foi à final.

Na decisão contra o Boca Juniors, o Alvinegro venceu a ida por 3 a 2 no Maracanã, com mais de 100 mil pessoas na arquibancada, e depois confirmou o título com um 2 a 1 de virada, em plena Bombonera.

Independiente (1964)
Na fase de grupos, o Independiente avançou sem problemas, com três vitórias e um empate – a chave tinha Millonarios, da Colômbia, e Alianza Lima, do Peru.

Na semifinal, o time argentino encarou o “favoritaço” Santos e protagonizou uma grande zebra: ganhou por 3 a 2 no Brasil e se classificou com outro triunfo em Avellaneda: 2 a 1.

A final foi apertadíssima, mas o Independiente confirmou sua campanha invicta e faturou a taça com um empate por 0 a 0 e uma vitória por 1 a 0 sobre o Nacional, do Uruguai.

Estudiantes (1969)
Em uma edição que não contou com times brasileiros, já que a seleção se preparava para a Copa do Mundo de 1970, o Estudiantes, que era o atual campeão, entrou direto na semifinal.

O clube alvirrubro se classificou com facilidade contra a Universidad de Chile, vencendo por 3 a 1 tanto em Santiago quanto em La Plata.

Depois, na final, o lendário time argentino se sagrou bicampeão com dois triunfos sobre o Nacional, do Uruguai: 1 a 0 e 2 a 0.

Estudiantes (1970)
Mais uma vez, a Libertadores não contou com times brasileiros, já que a CBF estava em desacordo com o formato da competição organizada pela Conmebol.

Ainda detentor do título, o Estudiantes entrou mais uma vez direto na semifinal e de cara teve clássico contra o River Plate, mas avançou com dois triunfos: 1 a 0 e 3 a 1.

Na grande decisão, a equipe de La Plata fez dois jogos muito equilibrados contra o Peñarol, do Uruguai, mas festejou seu tri com um triunfo por 1 a 0 e um empate por 0 a 0.

Boca Juniors (1978)
Campeão vigente, o Boca Juniors entrou no torneio diretamente na 2ª fase, ingressando em um triangular com o rival River Plate e o Atlético-MG.

Os xeneizes se classificaram na 1ª posição, somando três triunfos e um empate.

Depois, o clube de Buenos Aires encarou o Deportivo Cali, da Colômbia, e faturou o bi consecutivo com um empate po 0 a 0 e uma goleada por 4 a 0.

Corinthians (2012)
O Corinthians de Tite se classificou em 1º lugar no grupo 6, que também tinha Cruz Azul, do México, Nacional, do Uruguai, e Deportivo Táchira, da Venezuela, com quatro vitórias e dois empates.

Nas oitavas, 0 a 0 e 3 a 0 contra o Emelec, do Equador. Depois, nas quartas, 0 a 0 e um histórico 1 a 0 contra o Vasco. Por fim, 1 a 0 e 1 a 1 contra o Santos de Neymar e Ganso deram a vaga na final.

A decisão foi contra o Boca Juniors, com o Timão faturando seu primeiro e único título continental com um empate por 1 a 1, na Bombonera, e épica vitória por 2 a 0, no Pacaembu.

O post Apenas 6 times conseguiram ser campeões da Libertadores de forma invicta apareceu primeiro em Fla Resenha.

ESPN: Neste sábado (29), o Flamengo disputa a grande final da Conmebol Libertadores contra o Athletico-PR, às 17h (de Brasília), com pela . Se for campeão, o clube da Gávea conquistará o troféu de maneira invicta, já que não foi derrotado uma vez sequer na competição até agora. Na fase de grupos, o Mengão teve
O post Apenas 6 times conseguiram ser campeões da Libertadores de forma invicta apareceu primeiro em Fla Resenha.

About Author

Deixe um comentário

Previous post Por facada, Pablo Marí ficará sem jogar por dois meses
Next post Elenco do Flamengo vale quase o dobro do Athletico-PR