A última dança – finais do NBB marcam a despedida de Olivinha no basquete: “Estou desfrutando de tudo”
PAULO COSTA: Aos 41 anos, o ala-pivô Olivinha faz a despedida do basquete nas finais do NBB no duelo entre Flamengo e Franca. Na série melhor de cinco, o ídolo Rubro-Negro faz a primeira das últimas danças neste sábado (1º de junho), às 11h10, no ginásio do Maracanãzinho.
Você precisa saber
Finais do NBB marcam a despedida de Olivinha no basquete
Jogador de 41 anos anunciou aposentadoria do esporte
Olivinha é o líder histórico em rebotes do NBB
“Sabendo que é a última temporada da minha carreira, eu estou curtindo todos os momentos desde a nossa pré-temporada. Estou desfrutando de tudo e sei que agora é a reta final. São, no máximo, mais cinco jogos e minha carreira chega ao fim. O grupo já estava sabendo há algum tempo (da aposentadoria), bem antes de tornar público, eu já tinha avisado para eles. Já vi algumas entrevistas de alguns jogadores e, quando perguntam a eles, a resposta é que essa temporada eles estão jogando por mim. Isso me deixa muito orgulhoso e espero que seja uma motivação a mais para todos ali. Nós temos um grupo bastante especial e eu sou um privilegiado de estar aqui nessa Last Dance“, disse o ala-pivô ao site da Liga Nacional de Basquete.
Motivado para encerrar com chave de ouro, Olivinha já conquistou seis edições do Novo Basquete Brasil e vai em busca do sétimo. Presente em todas 16 edições do NBB (disputou quatro temporadas no Pinheiros e 12 pelo Flamengo), o jogador de 41 anos registra médias de 12,6 pontos (7.046) e 7,1 rebotes (3.991), sendo o líder histórico do fundamento.
“Minha preparação está sendo a melhor possível. Estou super motivado para mais uma final de NBB e, sim, esta será especial por ser a última. Estou com a cabeça boa, feliz por estar novamente em um final e estou trabalhando duro para atingir esse último objetivo como jogador de basquete profissional”, afirmou o ídolo Rubro-Negro.
Futuro indefinido
Com a proximidade do fim da carreira, surgem as perguntas sobre o que Olivinha irá fazer quando parar de jogar basquete. No entanto, o Deus da Raça das quadras tem algumas propostas mas ainda não definiu os próximos passos.
“Eu tenho algumas opções na minha mesa. Após a temporada, eu vou sentar com calma e analisar todas as possibilidades. Terei muito tempo para descansar e seguir a minha vida, logicamente que no esporte. Minha ideia a princípio é essa, vamos ver o que vai acontecer“, informou.
Datas das finais do NBB
Jogo 1 – Flamengo x Sesi Franca – 1/6 – Rio de Janeiro
Jogo 2 – Sesi Franca x Flamengo – 6/6 – São Paulo
Jogo 3 – Sesi Franca x Flamengo – 8/6 – São Paulo
Jogo 4* – Flamengo x Sesi Franca – 13/6 – Rio de Janeiro
Jogo 5* – Flamengo x Sesi Franca – 15/6 – Rio de Janeiro
*Se necessário
CONFRONTO DEFINIDO!
O #FlaBasquete vai enfrentar o Franca nas finais do NBB, Nação! E a Maior Torcida do Mundo já pode garantir o seu ingresso pro jogo 1, no próximo sábado, no Maracanãzinho!
Acesse https://t.co/mkJ7ehCjyL e garanta a sua entrada! pic.twitter.com/NDT8JkEtiQ
— Time Flamengo (@TimeFlamengo) May 28, 2024
Gabriel Jaú disputa o prêmio de MVP
O ala-pivô do Flamengo, Gabriel Jaú, foi selecionado para concorrer ao prêmio de MVP da temporada 2023-24 do Novo Basquete Brasil (NBB). O atleta é um dos principais nomes do time Rubro-Negro que fez a melhor campanha entre todas as equipes na fase regular e que ainda não perdeu nos playoffs.
Além de Jaú, Lucas Dias, do Franca, e Thornton, do Botafogo, concorrem ao prêmio. Vale lembrar que a votação para a escolha do MVP é realizada por jogadores, técnicos, árbitros e imprensa especializada. A liga ainda irá definir a data da premiação.
Jogador de 41 anos vai se aposentar após a decisão do torneio contra o Franca