Baixo aproveitamento como visitante não reflete em campanha do Fluminense na Libertadores; entenda
Porto Alegre – O Fluminense terá que superar o desempenho ruim como visitante na temporada para chegar à final da Libertadores. O Time de Guerreiros enfrenta o Internacional, nesta quarta-feira (4), às 21h30 (de Brasília), no Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo jogo de volta da semifinal. Na ida, o Tricolor jogou com um a menos desde os 40 minutos do primeiro tempo, sofreu a virada e arrancou um empate heroico no fim.
Nos últimos 14 jogos como visitante, o Fluminense venceu apenas uma vez: contra o Olimpia, do Paraguai, por 3 a 1, pelo jogo de volta das quartas de final da Libertadores. Aliás, o desempenho fora de casa nesta temporada não reflete na campanha tricolor na competição continental. Em cinco jogos como visitante, o Time de Guerreiros venceu duas vezes, empatou uma e perdeu outras duas (uma com reservas).
As duas derrotas do Fluminense como visitante na Libertadores aconteceram na fase de grupos. Com time reserva e na altitude da Bolívia, o Tricolor foi derrotado pelo The Strongest apenas por 1 a 0. Já contra o River Plate, na Argentina, perdeu por 2 a 0. No mata-mata, empatou com o Argentinos Juniors por 1 a 1 e venceu o Olimpia por 3 a 1. Nos cinco jogos como visitante, marcou sete gols e sofreu seis.
Histórico negativo no Beira-Rio
O Fluminense não tem muitas lembranças positivas do Beira-Rio. Na história, são 40 jogos, 20 derrotas, 12 empates e apenas oito vitórias. Nas últimas dez partidas no estádio, são sete derrotas, um empate e duas vitórias. O último triunfo tricolor aconteceu no Brasileirão de 2020, quando venceu por 2 a 1. Desde então, perdeu por 4 a 2 em 2021 e por 3 a 0 no ano passado.
Somente três jogadores do atual elenco tricolor são remanescentes da última vitória do Fluminense no Beira-Rio: os volantes André e Martinelli, e o meia Paulo Henrique Ganso. Na ocasião, os três começaram a partida no banco e somente André entrou durante o segundo tempo. O zagueiro Nino também fazia parte do elenco de 2020, mas não foi relacionado para o duelo.
Reencontro pela Libertadores
Fluminense e Internacional já se enfrentaram em mata-mata na Libertadores. Em 2012, cariocas e gaúchos disputaram uma vaga nas quartas de final da competição. No jogo de ida, empate sem gols no Beira-Rio. Já na partida de volta, vitória do Time de Guerreiros por 2 a 1, no Nilton Santos, com gols do zagueiro Leandro Euzébio e do centroavante Fred.
Além do histórico em mata-mata de Libertadores, Fluminense e Internacional também já decidiram título da Copa do Brasil. Em 1992, a decisão foi definida no Beira-Rio após empate na partida de ida no Rio de Janeiro. Com pênalti polêmico nos minutos finais marcado a favor do time gaúcho, o Inter se consagrou campeão da competição.
Tricolor tem duas vitórias em cinco jogos fora de casa na competição