Há 68 anos, Corinthians conquistou seu terceiro título do Torneio Rio-São Paulo

Foto: Arquivo Corinthians

O Corinthians viveu um dia histórico há exatos 68 anos. No dia 10 de julho de 1954, a equipe alvinegra entrou em campo para enfrentar o Palmeiras na que foi a decisão do Torneio Rio-São Paulo. No estádio do Pacaembu, a equipe alvinegra venceu pelo placar de 1 a 0 e conquistou o terceiro título na competição. A ocasião marcou o jogo de estreia de um dos maiores técnicos da história, Oswaldo Brandão.

O torneio foi disputado em pontos corridos, e a rodada contra o maior rival foi a última daquele turno. A vitória levou o Timão a 14 pontos e assegurou a liderança do torneio, uma vez que o Fluminense, líder até a última rodada, perdeu o clássico Vasco e ficou na segunda colocação com 13 pontos.

No Derby contra o Palmeiras, o time comandado por Oswaldo Brandão estava escalado com: Cabeção; Homero, Olavo, Idário e Goiano; Roberto, Luizinho, Cláudio e Simão; Paulo e Nardo. O autor do gol do título, aos 29 minutos do primeiro tempo, foi justamente o maior artilheiro da história do Corinthians, o ponta direita Cláudio.

Início
de Oswaldo Brandão

O título contra o Palmeiras foi o terceiro de um Torneio Rio-São Paulo da história do Corinthians – as outras quatro conquistas aconteceram nos anos de 1950, 1953, 1966 e 2002. Mais do que isso, marcou a primeira partida de Oswaldo Brandão, técnico que veio a ser o que mais comandou o clube.

Oswaldo Brandão chegou ao Coringão em 1954 e, em sua primeira passagem, venceu o Rio-São Paulo e o Paulistão do IV Centenário naquele mesmo ano. Depois, viveu um jejum de três temporadas, deixando a equipe em 1958. Depois, treinou outras equipes e retornou em 1964, permanecendo até 1966 e novamente em 1968.

Brandão ainda colocaria o seu nome na história ao ser o técnico que tirou o Timão da fila: ele voltou ao clube em 1977 e levantou o título do Paulistão em 13 de outubro daquele ano, no gol de Basílio que deu a vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta. Só isso já seria suficiente para ficar eternizado como atleta do clube, mas ainda teve uma quinta passagem entre 1980 e 1981, totalizando 436 jogos à frente do clube – o segundo é Tite, com 378 partidas.

Em estreia de lendário técnico Oswaldo Brandão, alvinegro venceu título interestadual derrotando arquirrival em uma das melhores fases corinthianas da história

About Author

Deixe um comentário

Previous post Castro minimiza críticas à escalação em derrota do Botafogo: ‘Estamos debilitados’
Next post Alvo do Flamengo, Alexis Sánchez negocia rescisão com a Inter de Milão