Jaqueta utilizada por Michael Jordan no pódio dos Jogos Olímpicos de 92 é leiloada
Rio – A jaqueta utilizada pelo lendário ex-jogador Michael Jordan no pódio dos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona, foi leiloada por uma cifra milionária. O item foi vendido por 1,5 milhão de dólares (equivalente a R$ 7,25 milhões) no leilão realizado pela Sotheby’s.
Na época, a jaqueta foi motivo de polêmica. O Comitê Olímpico dos Estados Unidos era patrocinado pela Reebok e obrigava os atletas utilizarem os casacos da marca no pódio. Michael Jordan possuía contrato com a Nike e, para evitar exibir outra marca, usou uma bandeira americana para tampar o logo.
Michael Jordan não escondeu que ficou descontente de utilizar a jaqueta. Após descer no pódio, chegou a jogá-la no lixo, mas depois a entregou para Brian McIntyre, ex-executivo de relações públicas da NBA (a liga norte-americana de basquete), que dois anos após o episódio tentou devolver.
Considerado o maior jogador de basquete de todos os tempos, Michael Jordan conquistou duas medalhas de ouro em Olimpíadas (Los Angeles-1984 e Barcelona-1992), além da Copa América de 1992, em Portland, nos Estados Unidos, e dos Jogos Pan-Americanos de 1983, em Caracas, na Venezuela.
Já na NBA, Michael Jordan foi seis vezes campeão com o Chicago Bulls, sendo eleito o melhor jogador das finais nas seis ocasiões. Ele também foi cinco vezes o melhor da temporada, 14 vezes selecionado para o Jogo das Estrelas e o cestinha da liga em dez ocasiões. Jordan é o quinto maior pontuador da história.
Na época, o craque possuía contrato com a Nike e tampou o logo da Reebok com a bandeira dos Estados Unidos