Reencontros, altitude e mais: os desafios do Fluminense na Libertadores

Rio – O Fluminense conheceu nesta segunda-feira (27) os adversários da fase de grupos da Libertadores. O Time de Guerreiros terá pela frente um reencontro contra o River Plate, da Argentina, a altitude de La Paz, na Bolívia, além de ter que estrear fora de casa, em Lima, no Peru, em meio a final do Campeonato Carioca contra o Flamengo. 
A estreia do Fluminense será entre os dias 4 e 6 de abril, contra o Sporting Cristal, em Lima, no Peru. O duelo será entre o jogo de ida e volta da final do Campeonato Carioca, que acontecerá nos dias 1º e 9 de abril. O Tricolor terá uma viagem de quase 4 mil quilômetros para encarar o líder do Campeonato Peruano e que é comandado pelo brasileiro Tiago Nunes.
Já o reencontro do Fluminense com a sua torcida no Maracanã pela Libertadores – algo que não ocorre desde a final de 2008 – está previsto para acontecer entre os dias 18 e 20 de abril, contra o The Strongest, da Bolívia. O duelo contra o líder do Campeonato Boliviano acontecerá entre a primeira e a segunda rodada do Brasileirão.
Além do reencontro com a sua torcida no Maracanã, o Fluminense também reencontrará o River Plate, da Argentina. Em 2021, os times se enfrentaram na fase de grupos da Libertadores. No Maraca, empate por 1 a 1. Já no Monumental de Núñez, o Tricolor venceu por 3 a 1. O primeiro duelo contra os argentinos será entre os dias 2 e 4 de maio, no Rio de Janeiro. 
No returno da fase de grupos, o Fluminense fará dois jogos fora de casa – pela 4ª e 5ª rodada. O jogo contra o The Strongest, previsto entre os dias 23 e 25 de maio, acontecerá na altitude de 3.600 metros de La Paz, na Bolívia. Em seguida, o Tricolor encara o River Plate, no Monumental de Núñez, que recentemente se tornou o maior estádio do continente. O Flu encerra a fase de grupos contra o Sporting Cristal, no Maracanã.
Rivais lideram competições nacionais 
O Fluminense não deve ter vida fácil na fase de grupos. Além das dificuldades de jogar no Monumental de Núñez com mais de 80 mil torcedores ou na altitude de La Paz, na Bolívia, o Time de Guerreiros terá que duelar contra times que lideram as competições nacionais de seus países. 
Adversário da estreia, o Sporting Cristal lidera o Campeonato Peruano, empatado em pontos com o Universitário. O The Strongest lidera o Boliviano à frente do Bolívar – que caiu no grupo do Palmeiras. Já o River Plate é o líder do Argentino, com dois pontos de diferença para o San Lorenzo. 
Desgaste com viagem
Para acompanhar o Fluminense nos jogos fora de casa na Libertadores, os tricolores terão que percorrer muitos quilômetros. Ao todo, o Flu viajará cerca de 24 mil quilômetros, somando a ida e volta das partidas. O Tricolor será o terceiro clube brasileiro que mais viajará na fase de grupos. 
Somente Internacional (32 mil km) e Flamengo (26 mil km) viajarão mais do que o Fluminense na fase de grupos. O Corinthians viajará 22 mil quilômetros e aparece logo atrás do Flu. Completam a lista: Palmeiras (21 mil km), Atlético-MG (15 mil km) e Athletico-PR (13 mil km). 
Reencontro com a torcida no Maracanã 
O Fluminense reencontrará a sua torcida no Maracanã pela Libertadores neste ano. A última vez que isso aconteceu foi na final de 2008. Em 2021, quando o Tricolor voltou a competição após oito anos, os jogos foram realizados com portões fechados em virtude da pandemia. Já no ano passado, o Flu jogou a fase prévia em São Januário e Engenhão. 
Em 2008, quando o Fluminense voltou a disputar a competição após 23 anos, a torcida fez festa com pó de arroz na goleada por 6 a 0 contra o Arsenal de Sarandí, da Argentina, no jogo que marcou o reencontro. Para 2023, a torcida tricolor já se mobiliza com uma ‘vaquinha’ virtual para arrecadar R$ 30 mil – valor considerado necessário para fazer as festas.
Jogos do Fluminense na fase de grupos da Libertadores:
1ª rodada – Sporting Cristal x Fluminense – Lima (Peru) – 4 a 6/04
2ª rodada – Fluminense x The Strongest – Rio de Janeiro – 18 a 20/04 
3ª rodada – Fluminense x River Plate – Rio de Janeiro – 2 a 4/05
4ª rodada – The Strongest x Fluminense – La Paz (Bolívia) – 23 a 25/05
5ª rodada – River Plate x Fluminense – Buenos Aires (Argentina) – 6 a 8/06
6ª rodada – Fluminense x Sporting Cristal – Rio de Janeiro – 27 a 29/06

Tricolor estreia contra o Sporting Cristal, entre os dias 4 e 6 de abril, em Lima, no Peru

About Author

Deixe um comentário

Previous post Palmeiras estreará na Libertadores contra o Bolívar, fora de casa; veja sequência
Next post “Pode vazar do Gigante”; Barbieri deixa ‘peça na geladeira’ e atleta de R$ 10 milhões tem futuro incerto no Vasco