Com profissão de risco, plano de saúde vira indispensável para lutadores

Os riscos de saúde que um lutador corre durante os treinos e as lutas são muitos, seja ele de MMA, Jiu-Jitsu, Kickboxing ou outra modalidade. Exatamente por isso – além do fato de o corpo ser sua “ferramenta de trabalho” -, ter acompanhamento médico é essencial para uma vida saudável e uma carreira mais longa.

De acordo com o Dr. Hyago Viana, geralmente as consequências de anos lutando são vistas somente bem depois, e é exatamente aí que entra a importância de ter um médico de olho na saúde do lutador ou lutadora.

“É de extrema importância ter um acompanhamento médico especializado, principalmente pensando nos riscos imediatos e à longo prazo que o lutador está exposto, porque além dos riscos mais visíveis ao grande público, as principais consequências da exposição são vistas apenas com o passar dos anos com patologias crônicas e progressivas”, explicou Hyago, que completou:

“De preferência, buscar um profissional que entende o esporte e os riscos inerentes à profissão. Isso possibilita uma melhor relação entre médico e paciente, e consequentemente uma adesão ao tratamento e acompanhamento médico com melhores resultados”.

Dr. Hyago Viana abordou importância de acompanhamento médico para lutadores(Foto: Arquivo pessoal)
Outro assunto importante, especialmente para lutadores de MMA, diz respeito aos planos de saúde. Hoje em dia eles não são obrigatórios, com a maioria das organizações custeando os tratamentos dos atletas após as lutas, mas não um bom plano mensal.

“Em se tratando de um esporte de alto impacto, o custo do plano de saúde é inerente ao próprio exercício do esporte, de forma que não possibilitar aos atletas um bom atendimento médico é desvalorizar o seu principal ativo. A importância de se contratar um bom plano de saúde é essencial para atletas de alta performance, e por incrível que pareça, ainda mais importante para atletas de final de semana, que assumem o risco de sofrer lesões de ainda mais difícil tratamento por não tomarem os cuidados com a saúde física que a prática de cada esporte demanda”, encerrou Hyago Viana.

‘De preferência, deve-se buscar um profissional que entende o esporte e os riscos da profissão’, disse o Dr. Hyago Viana

About Author

Deixe um comentário

Previous post Recopa: Del Valle define estádio para enfrentar o Flamengo e aguarda aval da Conmebol
Next post “Segundo informações do…”; 777 Partners aprova e craque dá MLS poder ‘pintar na Colina’ em 2023