Com Pedro, Flamengo tem o artilheiro da Libertadores pela sexta vez na história
Pedro premiado na Libertadores 2022 – Foto: Gilvan de Souza / Flamengo
COLUNA DO FLA: O Flamengo fez ‘barba, cabelo e bigode’ na Copa Libertadores da América. Além de campeão invicto, os jogadores rubro-negros conseguiram os prêmios de artilharia, com Pedro, e mais assistências, com Bruno Henrique (cinco passes). Os 12 gols do centroavante colocaram o Mais Querido no topo do ranking individual pela sexta vez em 63 edições do torneio continental.
A primeira artilharia do Flamengo em Libertadores aconteceu logo na estreia do Mengo na competição. Em 1981, Zico liderou o ranking, com 11 gols. Destes, quatro foram marcados apenas nas finais, contra o Cobreloa (CHI), quando o Fla ficou com o título. A segunda vez em que um atleta rubro-negro terminou como maior neste quesito foi em 1984, quando Tita balançou as redes oito vezes, mesmo número de tentos de Gaúcho, na Libertadores de 1991.
Nos últimos quatro anos, o Flamengo foi dono da artilharia da competição em três. Em 2019, Gabigol fez a torcida ‘levantar a plaquinha’ nove vezes, sendo dois deles na final contra o River Plate (ARG), na inesquecível decisão de Lima. O camisa 9 também ficou em primeiro em 2021, com 11 gols. Agora, 2022, Pedro levou o prêmio, com 12.
Entre os artilheiros brasileiros, o feito de Pedro foi o terceiro melhor da história da Copa Libertadores da América. Perde apenas para Luizão, que fez 15 gols pelo Corinthians, em 2000, e Palhinha, do Cruzeiro, em 1976, dono de 13 tentos. No total, a liderança do ranking de maiores marcadores do continental ficou com atletas do país por 32 vezes.
Outra curiosidade: nos três títulos do Flamengo, 1981, 2019 e 2022, um rubro-negro terminou como artilheiro. Porém, o único a não marcar em finais foi Pedro, justamente na atual edição. No entanto, o camisa 21 terá a chance de conseguir o feito em 2023, já que o Mais Querido ‘se classificou’ três vezes para a Libertadores do próximo ano, com os títulos do continental, da Copa do Brasil e por estar na zona de classificação do Campeonato Brasileiro.
Pelo Brasileirão, inclusive, será o próximo compromisso do Flamengo na temporada. Nesta quarta-feira (02), o Mais Querido enfrenta o Corinthians, pela 35ª rodada da competição. A bola rola às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. O duelo terá exibição da TV Globo.
O post Com Pedro, Flamengo tem o artilheiro da Libertadores pela sexta vez na história apareceu primeiro em Fla Resenha.
COLUNA DO FLA: O Flamengo fez ‘barba, cabelo e bigode’ na Copa Libertadores da América. Além de campeão invicto, os jogadores rubro-negros conseguiram os prêmios de artilharia, com Pedro, e mais assistências, com Bruno Henrique (cinco passes). Os 12 gols do centroavante colocaram o Mais Querido no topo do ranking individual pela sexta vez em
O post Com Pedro, Flamengo tem o artilheiro da Libertadores pela sexta vez na história apareceu primeiro em Fla Resenha.