Como Renato, Dorival Jr desiste do Brasileiro aos poucos

David Luiz em Flamengo x Ceará – Foto: Gilvan de Souza

BLOG DO RODRIGO MATTOS: Com o empate do Palmeiras, o Flamengo tinha a oportunidade de reduzir a diferença para a ponta do Brasileiro para sete pontos. Assim como teve a oportunidade de diminuir em três pontos a distância para o time alviverde no confronto direto no Allianz Parque. Nos dois jogos, o técnico Dorival Jr optou por uma equipe reserva e empatou ambos. E o abismo para a liderança continua a ser de sete pontos.

Em seu discurso, Dorival afirma que não abriu mão de nenhuma das competições, Copa do Brasil, Brasileiro e Libertadores. Isso apesar de ter escalado reservas no campeonato nacional mesmo com uma vantagem de quatro gols na semifinal diante do Velez. Sua alegação é de não há uma situação definida.

O discurso é para inglês ver. É meio óbvio que o Flamengo não precisa de todos seus titulares na semi da Libertadores para garantir a vaga – está só não vai ser selada se houver uma hecatombe. E é meio óbvio que o time reserva rubro-negro não tem capacidade de obter o rendimento de pontos necessário para alcançar o Palmeiras.

Dorival, portanto, fez sim uma opção de deixar em segundo plano o Brasileiro, campeonato mais importante do país, para apostar em Copas. É um procedimento bem parecido com o de Renato à frente do Flamengo em 2021. O discurso era de que tudo era prioridade, mas o campeonato nacional sempre tinha poupados.

A estratégia é igual, mas o time do Flamengo é bem diferente. A equipe titular de Dorival é bem treinada e mudou nas suas mãos em relação à insegurança vista com Paulo Sousa. Mas a formação reserva está longe de ser a segunda melhor do Brasil como se ouviu em análises desconectadas da realidade. Isso foi uma ilusão fruto de goleadas sobre o Atlético-GO e o Athletico-PR.

Na partida diante do Ceará, a formação alternativa teve uma atuação fraquíssima no primeiro tempo. É o segundo jogo ruim deste time, também foi assim contra o Botafogo.

A equipe não marcava pressão, tocava a bola lentamente e deixava o Ceará confortável para se defender e se sair em contra-ataque. Diego e Victor Hugo eram nulos nas aproximações do ataque, Cebolinha era individualista e errava muito, Marinho embolava-se com Gabigol. Em um contra-ataque, a defesa do Flamengo deixou Vina livre para puxar o lance que redundaria no gol de Jô.

Em desvantagem, Dorival Jr colocou suas melhores peças disponíveis no segundo tempo, Pedro, Everton Ribeiro e Vidal. O chileno mudou a partida ao acelerar o jogo com passes verticais em vez da lentidão de Diego. O Flamengo empatou com Gabigol quando já pressionava bastante.

Na defensiva, o Ceará passou a fazer cerca em cada lance, seu goleiro João Ricardo e Mendoza passaram mais tempo deitados do que em pé. O árbitro Paulo Cesar Zanovelli assistia condescendente enquanto a bola não rolava, não tinha jogo. Aliás, o juiz demonstrou inclusive desconhecer a lei da vantagem em três ou quatro contra-ataques rubro-negros parados após falta do Ceará.

O jogo se tornou irritadiço e o árbitro expulsou Jô por uma reclamação acintosa. Protesto, diga-se, justo n seu conteúdo já que o centroavante apontava uma mão de Vidal que o árbitro não marcou e barrou o contra-ataque cearense. Mas a forma da reclamação foi equivocada e gerou um vermelho justo, assim como foi o vermelho a Gabigol depois de seguidos pitis em campo.

Só houve futebol no final da partida. O Flamengo conseguiu pressionar mais no abafa, João Ricardo apareceu muito bem para fazer duas belas defesas em chute de Pedro e cabeçada de David Luiz, além de Cebolinha carimbar a trave.

Já não havia mais tempo. Ficou a impressão nítida de que o Flamengo titular por 90 minutos teria ganho a partida pelo desempenho do segundo tempo. Nem o Vélez poupou no Campeonato Argentino no final de semana após a goleada do meio de semana. Dorival, no entanto, vê o Brasileiro como a últimas das prioridades. Só não admite em discurso.

O post Como Renato, Dorival Jr desiste do Brasileiro aos poucos apareceu primeiro em Fla Resenha.

BLOG DO RODRIGO MATTOS: Com o empate do Palmeiras, o Flamengo tinha a oportunidade de reduzir a diferença para a ponta do Brasileiro para sete pontos. Assim como teve a oportunidade de diminuir em três pontos a distância para o time alviverde no confronto direto no Allianz Parque. Nos dois jogos, o técnico Dorival Jr
O post Como Renato, Dorival Jr desiste do Brasileiro aos poucos apareceu primeiro em Fla Resenha.

About Author

Deixe um comentário

Previous post Pelo histórico, temor de Dorival Jr faz sentido
Next post Teimosia de Dorival impede Flamengo de encostar no Palmeiras