Rio – Gabriel Barbosa Almeida, o Gabigol, completa 26 anos nesta terça-feira (30). Mesmo com pouca idade, o jogador já figura na prateleira dos maiores ídolos da história do Flamengo, ao lado de nomes como Zico, Júnior e Leandro. Autor dos dois gols na final da Libertadores de 2019, o atacante continua construindo dia após dia sua história com a camisa rubro-negra.
Contratado em 2019 após a diretoria não avançar nas conversas por Pablo, que atualmente defende o Athletico-PR, Gabigol rapidamente se identificou com a torcida do Flamengo. O jogador foi apresentado ao lado de Arrascaeta, no gramado do Maracanã, no duelo com o Bangu, e caiu nas graças da torcida em poucas semanas. Suas boas atuações, espírito de liderança e provocações aos adversários fizeram com que o camisa nove se tornasse um novo xodó para os rubro-negros.
Desde sua chegada, Gabi já disputou 198 jogos com a camisa do Flamengo, marcou 127 gols e deu 36 assistências para seus companheiros. Sua melhor temporada foi em 2019, onde liderou a equipe rumo aos títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro. Em 2020, já na pandemia, viu o treinador Jorge Jesus se despedir do clube, mas isto não o impediu de seguir se destacando, e, mais uma vez, levando o time ao título do Brasileirão.
Fora dos gramados, a identificação do ídolo com a torcida vem aumentando dia após dia. Seja nas redes sociais ou no encontro com torcedores, Gabigol já demonstrou, diversas vezes, o seu carinho e respeito pelo clube da Gávea.
(…) Há beijos nas praças e nos jardins, porque a alma está em paz,está feliz. O Flamengo não pode perder, não deve perder!!!
— Gabi (@gabigol) August 10, 2022
Mesmo sendo cria da base do Santos, Gabigol já disse se considerar um carioca e flamenguista. Recentemente, o atacante pediu para que o patch de sua camisa em uma partida fosse alterado, e, ao invés de representar o estado de São Paulo, onde nasceu, utilizou a homenagem ao Rio de Janeiro. Neste mês, mais uma vez se referiu como um “cria do Ninho”.
Só vejo cria do ninho https://t.co/93DtieD7VV
— Gabi (@gabigol) August 6, 2022Gabriel também tem uma representação especial para um certo grupo de torcedores do Flamengo: as crianças. Constantemente é possível ver, nos jogos do clube no Maracanã, diversos torcedores mirins com cartazes em homenagem ao ídolo. Isto se reflete, ainda, com jovens que torcem para outras equipes, e diversas vezes já se emocionaram ao encontrar o camisa nove do Rubro-Negro.
“ As crianças são a esperança para o futuro, o sorriso do mundo e a alegria da vida!” pic.twitter.com/PEOmcP8gjb
— Gabi (@gabigol) November 17, 2019Para 2022, Gabigol divide o protagonismo no ataque com Pedro. A dupla, que não conseguiu encaixar com Domènec Torrent, Renato Gaúcho, Rogério Ceni e Paulo Sousa, vem se destacando bastante com o técnico Dorival Júnior, e comanda o Flamengo rumo à fase final das principais competições que o clube disputa, como a Copa do Brasil e a Libertadores.
Números e títulos de Gabigol com a camisa do Flamengo:
– 198 jogos oficiais.
– 17.104 minutos em campo.
– 127 gols marcados.
– 36 assistências.
– Participação direta em 85 gols decisivos.
– 56 cartões amarelos .
– 6 cartões vermelhos.
– Campeão da Taça Rio de 2019.
– Campeão da Taça Guanabara de 2020 e 2021.
– Campeão do Cariocão de 2019, 2020 e 2021.
– Campeão da Libertadores de 2019.
– Campeão Brasileiro em 2019 e 2020.
– Campeão da SuperCopa do Brasil de 2020 e 2021.
– Campeão da Recopa Sul-Americana de 2020.
– Eleito o melhor jogador da América em 2019.
– Artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2019, e da Copa Libertadores de 2019 e 2021.
*Reportagem do estagiário Gabriel Orphão, sob supervisão de Pedro Logato.
Muito identificado com os torcedores, o atacante rapidamente se tornou o maior ídolo recente do Rubro-Negro
About Author