Auxiliar de Tite por mais de duas décadas, Cleber Xavier anuncia fim da parceria para virar treinador

PAULO COSTA: Auxiliar de Tite por 24 anos, Cleber Xavier anunciou o fim da parceria para focar na carreira de treinador. O comunicado veio através das redes sociais, nesta sexta-feira (18).

Você precisa saber

Cleber Xavier anuncia fim da parceria com Tite para virar treinador
Profissional trabalhou com Tite por mais de duas décadas
Último trabalho da dupla foi realizado no Flamengo

Cleber acompanhou Tite nos grandes momentos da carreira do técnico, como na passagem por Grêmio, Corinthians, Seleção Brasileira e, por último, no Flamengo, onde ficaram por quase um ano.

Leia o comunicado

Escrevo aqui pra comunicar uma decisão que há muito tempo eu venho amadurecendo. Estou promovendo uma mudança na minha carreira e hoje eu deixo o cargo de assistente técnico do meu amigo Tite para buscar consolidar-me como treinador de futebol. É um momento de sensações conflitantes: se por um lado, deixar uma função onde fui extremamente feliz é difícil, por outro, a busca pelo velho sonho faz com que eu me sinta bastante empolgado.

Quero agradecer a todos que torceram por mim e aos clubes, instituições, jogadores e profissionais de comissões técnicas com quem trabalhei e que me ajudaram ao longo desses mais de 30 anos no futebol. Minha carreira tem sido uma grande escalada e sem o apoio de vocês eu não teria chegado até aqui e não me sentiria pronto para encarar o próximo estágio. E como não poderia ser diferente, quero deixar meu agradecimento mais do que especial ao Tite.

Cleber Xavier e Tite em entrevista coletiva – Foto: Reprodução / FlaTV

Ao lado dele, nos últimos 24 anos, eu tive as maiores alegrias que um profissional de futebol pode ter. E mais importante do que isso, criamos uma relação de laços eternos de afeto, respeito e, acima de tudo, amizade verdadeira. Muito obrigado a todos e nos vemos no próximo estágio dessa caminhada! Um abraço.”

Números do trabalho no Flamengo

A comissão técnica de Tite deixou o Flamengo no dia 30 de setembro, com um histórico de 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas em 70 partidas disputadas. O treinador conseguiu cumprir o objetivo no final da temporada de 2023, quando chegou ao Mais Querido, que era de classificar o time de forma direta para a Libertadores deste ano.

Tite iniciou 2024 bem, com a conquista do Campeonato Carioca invicto. No entanto, após a Copa América o time caiu de rendimento tanto em performance, quanto nas competições, com a eliminação nas quartas de final da Libertadores e a distância de nove pontos para o líder do Brasileirão.

Técnico Tite e auxiliar Cléber Xavier — Foto: Reprodução / RBS TV / Gabriel Bolfoni

No trabalho realizado no Flamengo, Matheus Bachi, filho e também auxiliar de Tite, foi quem ganhou mais holofotes nas ausências do treinador e em determinados momentos na beira do campo.

Após o jogo do Rubro-Negro nas oitavas de final da Libertadores, contra o Bolívar, na altitude, Tite teve problemas de saúde e não comandou a equipe na partida seguinte, que teve Matheus Bachi como o responsável na beira do gramado. Na ocasião, o Mais Querido derrotou o Bragantino por 2 a 1, na 24ª rodada do Brasileirão.

Último trabalho da dupla foi realizado no Flamengo, onde ficaram quase um ano e ganharam um Campeonato Carioca

About Author

Deixe um comentário

Previous post Filipe Luís explica decisão por utilizar Léo Ortiz de volante no clássico contra o Fluminense
Next post Bahia surpreende e conta com retorno de Biel e +2 contra Cruzeiro