Alcaraz leva quatro jogos de suspensão do STJD por expulsão contra o Corinthians no Brasileiro
PAULO COSTA: Nesta sexta-feira (18), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou a confusão que ocorreu no final da partida entre Corinthians e Flamengo, no dia 1º de setembro, pela 25ª rodada do Brasileirão. Na ocasião, Alcaraz foi expulso após troca de empurrões com os adversários.
Você precisa saber
Alcaraz leva quatro jogos de suspensão do STJD
Fato ocorreu em jogo contra o Corinthians na 25ª rodada do Brasileirão
Punição é somente para a competição em que ocorreu o caso
Denunciado por agressão, no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), Alcaraz foi julgado por “desferir dolosamente soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares em outrem, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido“. Com isso, o meia argentino pegou quatro jogos de suspensão.
No entanto, a medida vale apenas para a competição em que ocorreu o caso, ou seja, no Brasileirão. Sendo assim, o jogador está liberado para atuar na semifinal da Copa do Brasil, no domingo (20), contra o Corinthians.
“Eu não consigo entrar na cabeça dele, mas é um jogador superinteressante, um cara que é portento físico, joga em várias posições. Domina bem o meio-campo e, claro, quer demonstrar. Ele tem essa ambição de querer as coisas. Vou dar todo o suporte para ele se desenvolver e conseguir a confiança necessária para desempenhar”, disse Filipe Luís sobre Alcaraz, após a derrota para o Fluminense na quinta-feira (17).
Jogadores do Corinthians também são punidos
O STJD também julgou os casos de dois jogadores e mais o auxiliar do Corinthians. Yuri Alberto, que foi enquadrado no mesmo de agressão de Alcaraz mas por “desferir chutes ou pontapés, desvinculados da disputa de jogo, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido“, pegou apenas dois jogos.
O zagueiro Cacá também recebeu duas partidas de suspensão. Na briga, o defensor segurou o pescoço de Alcaraz e foi citado por e foi citado pelo STJD em “empurrar acintosamente o companheiro ou adversário, fora da disputa da jogada“.
Já o auxiliar Emiliano Díaz, que foi expulso por reclamação, pegou gancho de apenas uma partida, de acordo com o artigo 258 “assumir conduta contrária à disciplina ou ética do esporte“.
Clubes também precisarão pagar multa
Além das punições para os jogadores, o STJD também penalizou Flamengo e Corinthians em R$ 5 mil de multa cada um, por “participar de rixa, conflito ou tumulto, durante a partida, prova ou equivalente, quando não seja possível identificar todos os contendores, as entidades de prática desportiva cujos atletas, treinadores, membros de comissão técnica, dirigentes ou empregados tenham participado da rixa, conflito ou tumulto“. O inciso faz parte do artigo 257 do CBJD.
Punição não vale para a Copa do Brasil, portanto, argentino pode atuar no domingo