Com gol de Pedro e vitória do Flamengo, relembre como foi o último Fla-Flu em 2024
O Flamengo enfim voltará a campo nesta quinta-feira (17) após a paralisação para a Data FIFA. Às 20h (de Brasília), a bola vai rolar no Maracanã para o clássico contra o Fluminense, em duelo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na última vez que se enfrentaram na competição, as lembranças são boas para o Rubro-Negro, já que venceu por 1 a 0 com gol de Pedro.
O que você precisa saber:
Flamengo volta a campo nesta quinta-feira (17) após 10 dias de paralisação de Data FIFA
Rubro-Negro vai enfrentar o Fluminense pela 30ª rodada do Brasileirão
Na última vez que se encontraram, Mais Querido levou a melhor por 1 a 0 com gol de Pedro
Como foi o último clássico Fla x Flu?
Primeiro tempo
Apesar da posse de bola ficar com o time do Fluminense, o Flamengo foi quem empilhou as melhores oportunidades nos primeiros 45 minutos do clássico. Na realidade, apenas o Rubro-Negro finalizou contra o gol de Fábio com Pedro, Lorran e Bruno Henrique, diferente do Tricolor, que não deu trabalho para Rossi na primeira etapa.
Apesar de toda a pressão Rubro-Negra, a equipe do técnico Tite, não conseguiu tirar o zero do placar, muito menos a de Fernando Diniz. Nos minutos finais do primeiro tempo, os jogadores do Flamengo reclamaram bastante de um possível pênalti de Ganso em David Luiz, que não foi marcado pelo árbitro.
Veja o lance:
E aqui foi Pênalti no David Luiz?? pic.twitter.com/udifMX9o2U
— Dan Lessa (@eudanlessa) June 23, 2024
Segundo tempo
Com o início do segundo tempo, o clássico seguiu da mesma forma: o Fluminense sendo pouco efetivo no ataque e não dando trabalho ao goleiro Rossi. Já o Flamengo, seguiu atacando e sendo perigoso, com Fábio aparecendo salvando o Tricolor de ficar atrás no placar.
Aos 36 minutos, Bruno Henrique levou a melhor sobre Calegari na disputa de bola e sofreu pênalti do lateral do Fluminense. Os jogadores do Tricolor reclamaram bastante pedindo uma falta do camisa 27 do Rubro-Negro, mas o árbitro manteve a sua decisão. Pedro cobrou e garantiu a vitória do Mais Querido em mais um Fla-Flu.
Veja o gol:
https://twitter.com/DGols01/status/1804980370372235439
Derrota causou demissão de Diniz
A derrota do Fluminense no clássico contra o Flamengo no primeiro turno chegou a causar a demissão do técnico Fernando Diniz. O treinador, que já estava ameaçado no cargo por conta dos resultados negativos e o “flerte” com o rebaixamento, acabou não suportando a pressão de ser derrotado para o maior rival mais uma vez.
O técnico Fernando Diniz deixou o comando do Fluminense FC nesta segunda-feira.
Diniz deixa como legado desta sua passagem não somente alguns dos títulos mais importantes da história de nosso clube, conquistados em 2023 e 2024, mas também o legado de um trabalho muito… pic.twitter.com/qzCMZr4QsB
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) June 24, 2024
Como chega o Flamengo para o clássico desta quinta-feira (17)
Para o clássico contra o Fluminense desta quinta-feira (17), o Flamengo já tinha os desfalques de Pedro, Everton Cebolinha e Matías Viña, que estão fora da temporada e só retornam em 2025. Além do trio, Luiz Araújo também se recupera de lesão e deve voltar a ficar à disposição de Filipe Luís no final de novembro.
Entretanto, além dos desfalques confirmados, o Flamengo sofreu mais três baixas nesta quarta-feira (16). Isso porque, Gerson, Pulgar e De La Cruz, que atuaram nas Eliminatórias com suas seleções, também serão ausências no clássico.
Veja a provável escalação do Flamengo:
Rossi, Wesley, Fabrício Bruno (Evertton Araújo), Léo Pereira e Alex Sandro; Allan, Léo Ortiz e Alcaraz; Michael (Matheus Gonçalves), Bruno Henrique e Gabigol.
Demais convocados
Ao contrário do trio que está fora da partida, Gonzalo Plata, que foi substituído nos acréscimos da partida entre Uruguai e Equador, apresentou uma boa recuperação e deve ser relacionado para o clássico. Assim como Arrascaeta, que foi titular e saiu no intervalo da partida para a entrada de De La Cruz.
Além da dupla, Fabrício Bruno e Varela, que não atuaram nesta 10ª rodada das Eliminatórias por Brasil e Uruguai, respectivamente, também ficarão à disposição de Filipe Luís para o clássico. Entretanto, o lateral-direito sofreu uma luxação no ombro no primeiro jogo pela seleção uruguaia e será reavaliado pelo departamento médico para saber se tem condições de jogo.
Rivais já se enfrentaram quatro vezes nesta temporada e Rubro-Negro não foi derrotado nem sofreu gol em nenhuma delas