Tite se esquiva e prefere não avaliar o trabalho na Libertadores
PAULO COSTA: O Flamengo foi eliminado da edição 2024 da Libertadores com uma campanha total de quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas, além de registrar 13 gols a favor e seis sofridos.
Você precisa saber
Tite se esquiva e prefere não avaliar o trabalho na Libertadores
Treinador deixou claro que queda de rendimento está ligado a lesão de Pedro
Técnico citou poder de definição dos jogadores que deixou a desejar em alguns momentos
Na coletiva, o técnico Tite evitou fazer avaliações do trabalho na competição, mas deixou claro que faltou pode de definição por parte dos jogadores em determinados momentos.
“Não tenho condição de falar agora, é um contexto muito grande. Eu não tenho essa capacidade de análise. O que eu tenho pra te falar é que faltou precisão nesses momentos de definição, para transformar um maior número de oportunidades em gol. Isso que eu tenho em relação a esses dois jogos. Já em uma análise mais ampla, a gente perdeu quase 60 gols no ano, em uma equipe que estava estruturada para jogar em volta do 9, do Pedro, um jogador de infiltração, de área, de bola aérea, de quando as equipes se postam lá atrás“, disse o treinador.
Queda de rendimento tem a ver com lesão de Pedro
Apesar de maior posse de bola contra o Peñarol, o Flamengo só deu apenas dois chutes em direção ao gol durante os 90 minutos da eliminação na Libertadores.
Questionado sobre não conseguir fazer uma equipe tão estrelada render o esperado nesse momento da temporada, o técnico Tite citou diversos fatores mas apontou a lesão de Pedro como um dos principais motivos.
“Temos que olhar um contexto muito amplo. Houve momentos: a gente chegou para conseguir classificar para a Libertadores de forma direta, e nós conseguimos. Ser campeão carioca, nós conseguimos. Disputar as três competições, porque o Flamengo tem essa necessidade. Aí, tivemos uma série de jogadores convocados para a Seleção, teve o Campeonato Brasileiro… Esse é o primeiro “não” dos objetivos. O mais importante dos objetivos, eu concordo (Libertadores)“, disse Tite.
“Mas também teve em cima de um calendário com uma série de dificuldades que nós tivemos. A maior delas, volto a dizer, pela moldagem da equipe, foi o Pedro: o jogador de área, da infiltração, com as características dele, não estou falando em demérito aos demais. A estrutura ofensiva se perdeu um pouco, a gente tentou com o BH, o retorno do Gabi, Carlinhos… No produto final, ela (equipe) não fez o que deveria ter feito“, completou.
O que resta para o clube na temporada
Eliminado de forma precoce na Libertadores, o Flamengo ainda tem mais duas chances de títulos nessa temporada. No Brasileirão, que é mais complicado, a equipe atualmente está na 4ª colocação, com 45 pontos, 11 a menos que o líder Botafogo mas com uma partida por fazer.
Já na Copa do Brasil, a equipe segue com chances de título e terá pela frente o Corinthians, na fase semifinal. O primeiro confronto está marcado para ocorrer na próxima quarta-feira (2).
Treinador deixou claro que falta de efetividade dos jogadores contribuiu para a eliminação no torneio