Botafogo derrota o São Paulo nos pênaltis e aguarda Flamengo ou Peñarol na semifinal da Libertadores
PAULO COSTA: São Paulo e Botafogo protagonizaram uma grande batalha no Morumbi que só foi decidida nos pênaltis. Após erro de Rodrigo Nestor, Matheus Martins bateu e garantiu a vaga da equipe carioca na semifinal da Libertadores, que agora aguarda o resultado de Peñarol x Flamengo para saber o adversário da próxima fase.
Você precisa saber
Botafogo avança para a semifinal da Libertadores nos pênaltis
Equipe carioca passa pelo São Paulo e aguarda o vencedor de Flamengo ou Peñarol
River Plate e Atlético-MG fazem a outra semifinal do torneio
A classificação do Botafogo
O Botafogo foi melhor no primeiro tempo e acabou sendo premiado com o gol. Aos 14 minutos, Savarino fez jogada pela esquerda, cruzou e o goleiro Rafael espalmou em cima de Thiago Almada, com isso, o argentino só teve o trabalho de completar de cabeça para o fundo das redes.
Ainda na primeira etapa, o árbitro argentino Darío Herrera foi chamado no VAR e marcou pênalti para o São Paulo, após toque de mão do zagueiro Alexander Barboza. Na cobrança, Lucas Moura mandou por cima da trave e desperdiçou a chance de empatar.
No segundo tempo, o São Paulo foi para cima e chegou a igualdade nos minutos finais, com Calleri, de cabeça. Com o resultado, a vaga foi decidida nos pênaltis.
Nas cinco primeiras cobranças, Calleri e Vitinho do Botafogo desperdiçaram. Com isso, a disputa foi para as alternadas e John pegou a cobrança de Rodrigo Nestor, enquanto Matheus Martins concluiu no fundo das redes para dar a classificação ao time carioca.
A classificação do River Plate
Primeiro time a chegar na semifinal, o River Plate bateu o Colo-Colo no estádio Monumental de Nuñez pelo placar mínimo. Conforme havia empatado no Chile, a equipe de Marcelo Gallardo avançou.
Ainda no primeiro tempo, aos 16 minutos, em falta na intermediária, Acuña levantou na área, a defesa do Colo-Colo afastou mas a bola caiu no pé de Santiago Simon, que achou Facundo Colídio livre. O jogador só teve o trabalho de tirar do goleiro para fazer o gol e garantir a classificação do time argentino.
Marcelo Gallardo faz história
O lendário treinador do River, que retornou este ano para o clube, se tornou o técnico com mais semifinais na história da Libertadores, superando Carlos Bianchi e Renato Gaúcho e se igualando a Luiz Felipe Scolari, com seis.
Gallardo levou o time argentino às seguintes semifinais de Conmebol Libertadores: 2015, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2024.
A classificação do Atlético-MG
O Galo começou a partida com tudo. Hulk, ídolo da equipe, perdeu um pênalti que foi defendido por Fábio. O lance não abalou o Atlético, que seguiu com muita pressão sobre o Fluminense e chegou muito próximo do gol no primeiro tempo, com bola na trave e chute rasteiro de Guilherme Arana que foi salvo por Thiago Silva.
No entanto, a equipe mineira chegou ao gol na segunda etapa. Em jogada pela esquerda, Gustavo Scarpa cruzou para Deyverson, que ganhou de Thiago Silva e cabeceou no canto superior de Fábio.
Pouco antes dos acréscimos o Atlético chegou ao gol que garantiu a classificação. Hulk cruzou da ponta direita, a bola passou na frente da defesa do Fluminense e novamente Deyverson apareceu para balançar as redes e dar a classificação para o Galo encarar o River Plate.
Rubro-Negro decide a última vaga da semifinal nesta quinta-feira (26)