Grêmio emite nota sobre suposto caso de racismo contra Carlinhos e afirma que já identificou o torcedor
PAULO COSTA: Nesta segunda-feira (23), o Grêmio emitiu uma nota sobre um suposto caso de racismo envolvendo o atacante Carlinhos, do Flamengo, ocorrido no estádio do time gaúcho na partida entre as equipes no domingo (22), pela 27ª rodada do Brasileirão.
Você precisa saber
Grêmio emite nota sobre suposto caso de racismo contra Carlinhos
Clube gaúcho afirma que já identificou o torcedor envolvido na situação
Grêmio deixa claro que está à disposição das autoridades para elucidar o caso
Carlinhos foi expulso no segundo tempo da derrota de 3 x 2 para o Grêmio e, ao sair de campo, segundo comunicado do Flamengo, o atacante ouviu imitações por parte da torcida adversária de macaco, além disso, o clube informou que há um vídeo divulgado pelo portal “Lance!” em que ouve-se a palavra macaquinho.
O Grêmio, por sua vez, afirma que já identificou o torcedor, que disse ter falado a palavra “tá brabinho?”, quando Carlinhos socou a cabine do VAR ao ser expulso após disputa por espaço com o zagueiro Kannemann.
Leia a nota do Grêmio
“Após a vitória sobre o Flamengo na Arena, o Grêmio tomou conhecimento da publicação do jornal Lance! com a denúncia de um suposto caso de injúria racial envolvendo dois torcedores do Grêmio contra o jogador Carlinhos, do Flamengo. O caso teria ocorrido durante a passagem dele pelo túnel de acesso ao vestiário, depois de ter sido expulso de campo e vandalizado a cabine do VAR.
Diante de denúncia tão grave, o Grêmio tomou todas as providências para elucidar os fatos, pois o Clube é o maior interessado em saber exatamente o que ocorreu para aplicar as punições de forma justa.
Sendo assim, ainda ontem à noite, o Grêmio identificou o torcedor responsável pelo que foi dito ao jogador do Flamengo.
Indagado pelo Clube, o torcedor afirmou que costuma acompanhar os jogos sempre da mesma posição, nas cadeiras próximas ao túnel de acesso ao campo.
Disse que, após presenciar o ato do atleta do Flamengo de quebrar a cabine do VAR, falou “tá brabinho?”, frase que foi repetida por uma criança que estava ao seu lado.
O Grêmio estuda ainda outras medidas relativas ao episódio. E aproveita para reforçar o seu compromisso contra qualquer tipo de discriminação. Esclarece que tem um amplo trabalho de combate ao racismo. E que, além disso, vai sempre fazer todo o possível para identificar e punir torcedores que, eventualmente, cometerem qualquer tipo de ilegalidade no ambiente dos jogos.
O clube está à disposição das autoridades públicas e desportivas para colaborar com o caso“.
A nota do Flamengo
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o atleta Carlinhos sofreu injúrias raciais ao deixar o campo após ser expulso na partida deste domingo (22), contra o Grêmio, em Porto Alegre. O jogador diz ter escutado imitações de macaco e, em um vídeo de uma matéria do veículo “Lance!”, ouve-se nitidamente uma voz proferindo a palavra “macaquinho”. O Flamengo apoia totalmente o atleta, repudia o ocorrido e aguarda posicionamento da CBF“, escreveu o clube.
Equipes se enfrentaram no domingo, pela 27ª rodada do Brasileirão