Tite revela motivo por ter iniciado com Léo Ortiz no banco diante do Peñarol
PAULO COSTA: Na derrota de 1 x 0 para o Peñarol, nesta quinta-feira (19), pelas quartas de final da Libertadores, o técnico Tite iniciou com Léo Ortiz no banco. O jogador vinha sendo um dos principais nomes do time nas últimas partidas, mas com o retorno de De La Cruz, o treinador optou por manter Erick Pulgar na posição.
Você precisa saber
Flamengo perde para o Peñarol em casa e se complica na Libertadores
Tite revela motivo por ter iniciado com Léo Ortiz no banco diante do Peñarol
Treinador iniciou com Pulgar e De La Cruz à frente da defesa
O chileno, por sua vez, foi um dos piores em campo. O gol dos uruguaios saiu de um erro de passe do volante na intermediária. Na entrevista coletiva, Tite explicou a escolha por Pulgar de titular e Léo Ortiz na reserva.
“Todas as possibilidades que são aventadas agora fora do que aconteceu vão ter razão. Todas são “poderia ser melhor”. Pulgar é um jogador de seleção, vinha bem na sequência e estava habituado (à posição) há mais tempo. O Léo estava jogando muito numa situação de que não gostava. Eu precisava naquele momento, e ele contribuiu. A gente não pode generalizar por um erro. A escolha foi em cima de um jogador de seleção, de alto nível e que tem todo um lastro em cima de uma equipe organizada e treinada mais com ele do que com o próprio Ortiz“, explicou.
Xingamentos por parte da torcida
Ainda enquanto a bola rolava, nos minutos finais da partida, a torcida Rubro-Negra que estava presente no Maracanã direcionou xingamentos para Tite, assim como aos jogadores. O treinador deixou claro que entende mas que sente pelo lado humano.
“Claro que dói no lado humano, mas o lado da experiência também mostra que, quando você produz bem, as reações do torcedor são compatíveis com o amor ao clube. Eu respeito muito isso, até porque vivenciei bastante. Tenho, sim, respeito quando a torcida me critica ou me vaia. O trabalho pode reverter, o resultado também. Transformar isso num desempenho bom lá, vencer e se classificar é um caminho“, disse Tite.
A derrota para o Peñarol
Em um primeiro tempo fraco, especialmente na parte inicial de jogo, o Flamengo pouco criou oportunidades e viu o Peñarol abrir o placar no Maracanã. Em erro de passe de Erick Pulgar, os uruguaios puxaram contra-ataque e Javier Cabrera fez para o time adversário.
Depois do gol, o Rubro-Negro chegou mais na base da pressão do que na organização tática. Na melhor oportunidade, Arrascaeta avançou pela esquerda e cruzou na medida para Bruno Henrique. Sozinho, o atacante cabeceou em cima do goleiro Aguerre.
Com diversos jogadores abaixo, Tite fez as cinco alterações na etapa final mas nenhuma surtiu efeito e o Mais Querido continuou sem apresentar um bom nível no Maracanã. Com isso, o Flamengo não conseguiu furar o bloqueio do Peñarol, que soube gastar com cera e jogadores desabando no chão para sair do Maracanã com um importante resultado.
Próximo compromisso pela Libertadores
Sendo assim, com a derrota no Maracanã, as equipes decidem vaga na semifinal na próxima quinta-feira (26), às 19h (horário de Brasília), no estádio Campeón del Siglo, casa do Peñarol. Para se classificar de forma direta, o Mais Querido precisa vencer por dois gols de diferença.
Gol dos uruguaios saiu em erro de Erick Pulgar, que teve atuação bastante ruim no Maracanã