Após receberem o “sim” de Alex Sandro, dirigentes do Flamengo seguem na Europa – entenda o motivo
PAULO COSTA: Marcos Braz e Bruno Spindel estão na Europa para fechar com um pacotão de reforços. Sem poder contar com Matías Viña pelo restante da temporada, o clube Rubro-Negro acertou a contratação do lateral-esquerdo Alex Sandro, que disse “sim” à proposta para se juntar ao Mais Querido. Com isso, agora resta apenas a assinatura do contrato até dezembro de 2026 e o anuncio oficial.
Você precisa saber
Dirigentes do Flamengo seguem na Europa mesmo depois de fechar com Alex Sandro
Lateral de 33 anos aceita proposta do Flamengo para se juntar ao clube nesta janela
Flamengo ainda busca mais dois ou três jogadores para reforçar o time
Além do acerto com o ex-jogador da Juventus, o vice de futebol e o diretor executivo seguem no Velho Continente ainda com o objetivo de sacramentar mais duas negociações: Carlos Alcaraz e Gonzalo Plata.
O Southampton já aceitou a proposta do Flamengo pelo meia argentino de 21 anos. A oferta do Mais Querido consiste em um pagamento em dinheiro de 18 milhões de euros (cerca de R$ 100 milhões na cotação atual), além de envolver o meia Victor Hugo. Portanto, com tudo encaminhado entre os clubes, agora só depende do ‘sim’ de Carlos Alcaraz.
No caso de Gonzalo Plata, a negociação também está bastante avançada. O Flamengo já trocou documentos com o Al Sadd, do Catar, e está perto de concretizar a transferência. Pelo atacante equatoriano, o Rubro-Negro incialmente irá comprar 30% dos direitos econômicos e, a medida que o jogador alcançar as metas estabelecidas em contrato, o clube vai adquirir os outros 70%.
Vale lembrar que Michael foi o primeiro reforço do clube na atual janela de transferências. O Robozinho, inclusive, já reestreou pelo Flamengo e marcou um gol na vitória por 2 x 1 sobre o Bragantino, no último domingo (25), no Maracanã.
Carreira de Alex Sandro, o mais novo reforço
Na Juventus desde 2015, o jogador sofreu com algumas contusões na última temporada e isso lhe impediu de estar em campo com frequência pela ‘Velha Senhora’. Por conta disso, em 2023-24, o lateral fez apenas 18 partidas e marcou um gol, sendo titular em oito oportunidades.
Atualmente sem clube, após não renovar com a Juventus, Alex Sandro iniciou a carreira no Athletico-PR e, em 2010, foi comprado pelo Maldonado, do Uruguai, onde ficou por apenas um mês, antes de ir para o Santos e brilhar no futebol brasileiro.
Pela equipe santista, o atleta conquistou a Libertadores de 2011, se destacou rápido e logo chamou atenção do Porto, que comprou o comprou ainda do Maldonado, por 9,6 milhões de euros.
Durante quatro temporadas em Portugal, o atleta seguiu crescendo e foi um dos melhores laterais esquerdos do futebol mundial. Em 2015 chegou à Juventus, local que permaneceu pelas últimas nove temporadas. No time italiano, Alex Sandro se tornou o brasileiro com mais partidas na história do clube, com 327 jogos, além de marcar 16 gols e 31 assistências.
Alex Sandro é um jogador bastante conhecido da comissão técnica do Flamengo. O lateral era presença constante nas convocações de Tite para a Seleção Brasileira e, com o treinador, disputou a Copa América de 2019, realizada no Brasil, e a Copa do Mundo de 2022, no Catar.
Marcos Braz e Bruno Spindel buscam mais reforços para o Flamengo após acerto com Alex Sandro