Léo Ortiz projeta duelo com Criciúma e celebra retorno dos uruguaios – confira
PAULO COSTA: Depois de mais de uma semana, o Flamengo volta a campo no Brasileirão para tentar encostar novamente na liderança do campeonato. Neste sábado (20), o Rubro-Negro encara o Criciúma, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 18ª rodada.
Você precisa saber
Flamengo enfrenta o Criciúma neste sábado (20), pela 17ª rodada
Léo Ortiz celebra o retorno dos uruguaios que estavam na Copa América
Jogo será realizado no Mané Garrincha, em Brasília
Em conversa com a FlaTV, o zagueiro/volante Léo Ortiz projetou o duelo contra o 14º colocado e celebrou o retorno dos uruguaios, que estavam com a Celeste na Copa América.
“Um jogo extremamente difícil. O Criciúma tem sido um adversário complicado, sendo fora ou dentro de casa. Mas temos a volta dos selecionáveis, que são muito importantes para nós. Mesmo a gente conseguindo fazer uma grande campanha nesse tempo que eles estavam na Copa América. Agora é tentar vencer com a nossa força. Mesmo não sendo no Maracanã, tenho certeza que vai estar lotado de flamenguistas. Fazer um grande jogo para retomar essa confiança e poder retomar a liderança mais a frente”, analisou Léo Ortiz.
| “Criciúma é um adversário complicado, mas a gente tem a volta dos selecionáveis. São muito importantes, mesmo que a gente tenha conseguido fazer uma grande campanha durante a Copa América.”
Léo Ortiz valoriza uruguaios antes de jogo do Flamengo em Brasília. #colunadofla pic.twitter.com/pNrKOYepap
— Leo José (@LeoJoseReporter) July 19, 2024
Período do Flamengo sem os uruguaios na Copa América
O time iniciou a fase sem os atletas da Copa América de forma bastante proveitosa, no entanto, o rendimento caiu nas últimas duas partidas. Em nove jogos no período, o Flamengo registrou um aproveitamento de 62,9%, com cinco vitórias, dois empates e duas derrotas.
Os números são bons, especialmente se levar em consideração que a equipe chegou a ter mais de 10 desfalques em determinados jogos. Além disso, Tite ganhou opções nesse período, como Léo Ortiz de volante, o garoto Lorran, que substituiu bem Arrascaeta na armação, apesar de ter oscilado no final.
Wesley fez ótimos jogos e voltou a ganhar confiança, Carlinhos foi acionado mais vezes e, na reta final, Matheus Gonçalves agradou Tite e deve ter mais minutos na sequência do campeonato.
Números do Flamengo no período da Copa América
Flamengo 2 x 1 Grêmio – 8ª rodada – 13/6
Athletico-PR 1 x 1 Flamengo – 9ª rodada – 16/6
Flamengo 2 x 1 Bahia – 10ª rodada – 20/6
Fluminense 0 x 1 Flamengo – 11ª rodada – 23/6
Juventude 2 x 1 Flamengo – 12ª rodada – 26/6
Flamengo 2 x 1 Cruzeiro – 13ª rodada – 30/6
Atlético-MG 2 x 4 Flamengo – 14ª rodada – 3/7
Flamengo 1 x 1 Cuiabá – 15ª rodada – 6/7
Flamengo 1 x 2 Fortaleza – 16ª rodada – 11/7
Como chega o Flamengo para enfrentar o Criciúma
Para o duelo, o Mais Querido terá praticamente todo seu elenco à disposição e vai com o que tem de melhor para buscar os três pontos. A exceção é Bruno Henrique, que não treinou junto ao restante do elenco nas atividades da semana. Com um problema no tornozelo, o camisa 27 não viaja para encarar o Criciúma em Brasília.
Por outro lado, Tite conta com o retorno do quarteto uruguaio formado por Arrascaeta, De La Cruz, Viña e Varela, que estavam na Copa América. Entretanto, apenas a dupla de meio-campistas começam entre os titulares.
Além disso, a boa notícia também fica por conta de Everton Cebolinha. Depois de ficar fora de seis partidas por conta de uma lesão no quadril, o camisa 11 está recuperado e é mais um que retorna no 11 inicial.
Provável escalação
Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Pulgar, De La Cruz, Arrascaeta e Gerson; Everton Cebolinha e Pedro.
Flamengo enfrenta o Criciúma neste sábado (20), com os reforços de Arrascaeta, Varela, Viña e De La Cruz