Maestro 70 – Ídolo histórico do clube, Júnior relembra chegada ao Flamengo com 18 anos
PAULO COSTA: Jogador que mais vezes vestiu o Manto Sagrado e um dos maiores ídolos da história do Clube de Regatas do Flamengo, Maestro Júnior celebrou 70 anos muito bem vividos no último sábado (29).
Você precisa saber
Júnior relembra início de carreira pelo Flamengo, nos anos 70
Ídolo histórico completou 70 anos no último sábado (29)
Júnior é o atleta com mais jogos e títulos na história do Flamengo
Em entrevista ao portal ‘GE’, que foi divulgado nesta sexta (5), Leovegildo Lins Gama Júnior, nascido na Paraíba mas que adotou o Rio de Janeiro logo cedo passou a limpo toda a carreira como jogador e a vida pessoal. A lenda Rubro-Negra detalhou a chegada ao clube, quando tinha 18 anos.
“Eu tinha feito teste no Botafogo, levado pelo Neném Prancha, que era muito amigo do Tião, que era dono do Juventus (time de futebol de praia), né? Fiquei um período no Botafogo. Depois fui levado pelo irmão do Giulite Coutinho, que era nosso vizinho, para ficar no América. Mas, na verdade, já estava desistindo porque a concorrência era grande, as dificuldades eram grandes e tal. E eu já estava com 18 pra 19 anos. Aí eu resolvi, “vou parar, vou fazer vestibular”. Mas terminou um amigo do meu tio, que jogava vôlei com ele na (rua) Constante Ramos, “ah, vamos lá no Flamengo, vou te levar, o (Modesto) Bria (ex-jogador e treinador paraguaio) é meu amigo.” Eu fui muito mais pra agradar meu tio“, contou Júnior.
Resenha com Modesto Bria
Ex-jogador do Flamengo, Modesto Bria também foi treinador do clube e comandou diversas lendas, entre eles, Júnior. Na entrevista, o Maestro relembrou o início com o paraguaio.
“No primeiro dia para ir ao teste, o seu Bria olhou pra mim, eu com aquele cabelo black power: “isso aí é guitarrista ou é jogador de futebol?” E eu pensei: “meu Deus do céu, onde é que eu fui meter?” Aquilo foi uma forma até de descontrair, porque o seu Bria foi muito importante quando cheguei no clube em 1973. Ele e o Jaime Valente me convenceram a mudar de posição, porque eu jogava no meio de campo e tinha feito um jogo no juvenil de lateral-direito: “ó, você está na idade que vai subir para o profissional, a concorrência no meio-campo é muito grande e a lateral direita tá com uma certa carência”. Terminei aceitando. Eu joguei o segundo turno todo do Campeonato Carioca como lateral-direito e no final do ano subi para o profissional como lateral-direito“, lembrou.
Conquistas de Junior pelo Flamengo
Junior foi o jogador que mais atuou pelo Flamengo, foram 876 partidas, a frente de jogadores históricos do clube, como o maior ídolo do Mais Querido, Zico.
O Maestro ainda é o jogador que mais conquistou títulos com a camisa do clube, foram 13 troféus, sendo uma Copa Intercontinental (1981), uma Libertadores (1981), quatro Campeonatos Brasileiros (1980/82/83/92), uma Copa do Brasil (1990) e seis Campeonatos Cariocas (1974/78/79/79 especial/81 e 1991).
Prêmios individuais de Junior
Em sua carreira, Junior teve muitos prêmios individuais para comemorar, foram cinco Bolas de Prata (1980/83/84/91 e 92), Seleção Ideal do Mundo (1981), Seleção da Copa do Mundo (1982), Seleção do Campeonato Italiano (84-85), melhor jogador do Campeonato Italiano (84-85), melhor jogador do Brasileiro (92), seleção da América do Sul (92), além de tantos outros.
Júnior é o atleta com mais partidas na história do clube