Olivinha fala sobre derrota do Flamengo na final do NBB – “sensação pior possível”
Perto da aposentadoria, Olivinha fez neste sábado o que pode ser seu último jogo em casa pelo Flamengo. O resultado, no entanto, foi bem longe do esperado. Depois do Orgulho da Nação chegar a final do Novo Basquete Brasil (NBB) invicto nos playoffs, o rubro-negro perdeu o primeiro jogo da decisão do torneio nacional.
O que você precisa saber:
Flamengo perdeu para o Franca no primeiro jogo das finais do NBB
Rubro-Negro foi derrotado por 69 a 56, no Maracanãzinho
Partida pode ter sido a última em casa pelo rubro-negro do Ala-Pivô Olivinha
O que disse Olivinha:
“A sensação é a pior possível. Primeiro jogo dentro de casa, maior público da temporada, quase 8 mil pessoas aqui, e a gente não consegui jogar bem. Infelizmente, logo no dia de hoje, um aproveitamento muito ruim nos arremessos, decisões erradas, precipitadas, a equipe ansiosa… Tem que consertar muita coisa, a gente tem consciência que não fez muita coisa boa, pelo contrário, muita coisa ruim hoje. É trabalhar, não tem outro jeito. Trabalhar para buscar a próxima vitória lá, tentar trazer mais um jogo aqui e buscar o objetivo na final”, iniciou Olivinha, antes de seguir:
“Esse é o meu desejo, sem dúvida nenhuma (despedir no Maracanãzinho). Não gostaria de me despedir da torcida com uma derrota, não como um derrota como essa. Vamos trabalhar, claro que respeitando bastante a equipe de Franca, mas para tentar buscar pelo menos uma vitória e trazer a decisão para o Rio”, concluiu.
O jogo
O Flamengo iniciou com Franco Balbi, Gui Deodato, Didi, Gabriel Jaú e Devon Scott no quinteto inicial. Com uma defesa alta e forte do Rubro-Negro, o Franca demorou quatro minutos para conseguir pontuar.
Depois, o time paulista equilibrou as ações nos dois lados da quadra e, com um lance de livre de Olivinha, o Mais Querido terminou o primeiro quarto vencendo por um ponto: 13 a 12.
No segundo período, o Flamengo passou a ter dificuldades no setor ofensivo e o Franca abriu oito pontos de vantagem. Um toco de Big Maique em Jonathan e uma cesta de três de Scott Machado levantaram a torcida no Maracanãzinho. A equipe paulista, no entanto, fez um quarto superior ao Rubro-Negro e foi para o intervalo vencendo por 30 a 22.
NA SEGUNDA TENTATIVA #DeuGreen E O MARACÃNAZINHO PULSOU @sportsbetiobr #MeuNBBCAIXA | #MaisForteEMelhor | #NBBCAIXA | #PlayoffsNBB | #FinaisNBB pic.twitter.com/B0htOsvO48
— NBB CAIXA (@NBB) June 1, 2024
Segundo tempo
As bolas de três do adversário continuaram caindo, enquanto o Orgulho da Nação se manteve com dificuldades na criação de jogadas. Melhor do que o Flamengo, o Franca abriu mais ainda a vantagem e foi para o último quarto com 16 pontos na frente (51 a 35).
No último quarto, o Rubro-Negro melhorou a pontaria e, inclusive, foi o quarto em que a equipe mais fez pontos. Contudo, não conseguiu reverter o rendimento ruim dos períodos anteriores e acabou sendo derrotado em casa por 69 a 56.
Fim de jogo no Maracanãzinho.
O #FlaBasquete luta até o final, mas é superado pelo Franca por 69 a 56, pela primeira partida da série final melhor de cinco do NBB. A equipe volta à quadra na casa do adversário, quinta-feira (6), às 19h.
: Gilvan de Souza/CRF pic.twitter.com/5UCY49AZri
— Time Flamengo (@TimeFlamengo) June 1, 2024
Estatísticas
Flamengo
Gabriel Jaú – 15 pontos e 6 rebotes
Scott Machado – 11 pontos e 8 assistências
Balbi – 8 pontos e 4 assistências
Franca
Lucas Dias – 16 pontos e 9 rebotes
Scala – 12 pontos e 5 assistências
David Jackson – 10 pontos e 4 assistências
Datas das finais do NBB
Jogo 1 – (1/6) – Flamengo 56 x 69 Sesi Franca – 11h10 – Rio de Janeiro (Maracanãzinho)
Jogo 2 – 6/6 – Sesi Franca x Flamengo – 19h – São Paulo (Pedrocão)
Jogo 3 – 8/6 – Sesi Franca x Flamengo – 17h10 – São Paulo (Pedrocão)
Jogo 4* – 13/6 – Flamengo x Sesi Franca – 18h30 – Rio de Janeiro (Maracanãzinho)
Jogo 5* – 15/6 – Flamengo x Sesi Franca – 11h10 – Rio de Janeiro (Maracanãzinho)
*Se necessário
QUEM VAI BUSCAR O TROFÉU DO #NBBCAIXA 2023/24
Mauricio Almeida/LNB #MaisForteEMelhor | #MeuNBBCAIXA | #PlayoffsNBB | #FinaisNBB pic.twitter.com/xVcSy1Ud3i
— NBB CAIXA (@NBB) June 1, 2024
Gabriel Jaú disputa o prêmio de MVP
O ala-pivô do Flamengo, Gabriel Jaú, foi selecionado para concorrer ao prêmio de MVP da temporada 2023-24 do Novo Basquete Brasil (NBB). O atleta é um dos principais nomes do time Rubro-Negro que fez a melhor campanha entre todas as equipes na fase regular.
Além de Jaú, Lucas Dias, do Franca, e Thornton, do Botafogo, concorrem ao prêmio. Vale lembrar que a votação para a escolha do MVP é realizada por jogadores, técnicos, árbitros e imprensa especializada. A liga ainda irá definir a data da premiação.
Ala-pivô vai se aposentar do basquete no fim da temporada