Qual é a camisa mais bonita da história do Flamengo? Veja as principais
Uma das camisas mais reconhecidas no mundo inteiro, o Manto Sagrado do Flamengo carrega muita história. Entre mudanças de cores, estilos e designs, o uniforme do Rubro-Negro se transformou ao longo dos anos, mas sem perder a essência. Relembre a seguir as vestimentas mais bonitas que o Mengão já teve
O que você precisa saber:
Flamengo teve seu primeiro uniforme de futebol em 1912
Apenas em 1916 adotou as listras horizontais que são presentes até hoje
Rubro-Negro conquistou importantes títulos com a camisa 2
Os primeiros uniformes
Quando o time de futebol do Flamengo surgiu em 1912, a equipe de remo rubro-negra fez com que os jogadores utilizassem um uniforme diferente dos esportes aquáticos. Com isso, o primeiro Manto Sagrado foi criado, mas de forma diferente do que os torcedores conhecem hoje.
Na época, chamado de ‘Papagaio Vintém’, o uniforme tinha um estilo em xadrez, com vermelho e preto dominando as cores. O apelido se deu devido a semelhança com as pipas da época, que custavam um vintém.
Anos depois, em 1916, o Flamengo teve seu primeiro uniforme com as tradicionais linhas horizontais utilizadas até hoje. A camisa conta com uma gola aberta, que pode ser amarrada com um cadarço. Por fim, tem o monograma do CRF bordado no lado direito do peito.
Manto Sagrado da “Geração de Ouro”
Um dos mais icônicos Mantos Sagrados do Flamengo remetem também a um dos melhores anos da história do clube: 1981. O uniforme 1 da época possuía fundo vermelho, uma listra preta grande e centralizada, além de detalhes na mesma cor nas mangas, parte inferior e nos ombros. Por fim, o CRF aparece no lado direito do peito acompanhado de três estrelas que representavam o tri-campeonatos cariocas conquistados até então.
Já a versão 2 do uniforme, que ficou eternizada ao ser utilizada na final do Mundial de clubes de 1981, era branca, com detalhes em vermelho no ombro e na manga. Já o escudo, era vermelho e também levava as três estrelas.
Uniformes que fizeram história no futebol brasileiro
Outro Manto Sagrado importante não só na história do Flamengo, como também de todo futebol nacional, foi o utilizado em 1992. Na conquista do penta, o uniforme carregava mangas pretas, traços em vermelho e o tradicional estilo listrado rubro-negro no abdômen. No meio, o patrocínio da Lubrax, o primeiro patrocínio master do futebol brasileiro.
Uniforme branco volta a ter destaque em 2019
No ano de 2019, o Flamengo teve uma das melhores temporadas em toda a história rubro-negra. Sob o comando do treinador Jorge Jesus, o Mais Querido conquistou a Copa Libertadores e o Brasileirão no mesmo ano, além de ter disputado o Mundial de Clubes depois de quase 40 anos. E é claro, os uniformes deste ano entraram para a história.
No aspecto de gosto popular dos torcedores, a camisa branca deste ano caiu nas graças dos rubro-negros. O uniforme foi utilizado inclusive na final do Mundial contra o Liverpool, assim como em 1981. O Manto Sagrado 2 de 2019 era predominantemente branco, com uma listra rubro-negra centralizada e pequenas listras em vermelho nas mangas. O escudo utilizado também foge ao padrão, sendo usado o dos esportes aquáticos.
Primeiro Manto Sagrado surgiu com as cores rubro-negras em 1912