Botafogo pede mudança de árbitro do clássico contra o Flamengo
O Flamengo entra em campo contra o Bolívar nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. Entretanto, já tem outro clássico pela frente no final de semana contra o Botafogo.
O que você precisa saber:
Flamengo enfrenta o Bolívar nesta quarta-feira (24) pela Libertadores
Próximo compromisso do Rubro-Negro no Brasileirão é o clássico contra o Botafogo
Clube Alvinegro solicitou a mudança da arbitragem da partida contra o Mais Querido
Na última segunda-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), definiu Raphael Claus como árbitro do clássico entre Flamengo e Botafogo no Maracanã. Entretanto, o time de John Textor não ficou satisfeito com a escolha.
Pedido de mudança
De acordo com informações do jornal ‘O Globo’, nesta tera-feira (23), o Botafogo enviou um ofício à CBF pedindo que a entidade troque o árbitro do clássico e Raphael Claus não seja o responsável pelo apito no domingo (28).
Além disso, o clube de General Severiano também deseja que o Claus seja afastado das atividades e escalas da CBF até a conclusão da ‘CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas’, que está acontecendo no Senado.
Em depoimento na CPI na última segunda-feira (22), John Textor citou Raphael Claus em supostos erros e equívocos propositais do árbitro durante o Brasileirão de 2023.
Flamengo em campo
O Flamengo vai entrar em campo contra o Bolívar nesta quarta-feira (24) com problemas na equipe titular. Isso porque, de acordo com informativo divulgado pelo Rubro-Negro, sete atletas não viajaram com o restante do elenco por conta de problemas diversos.
Veja o comunicado do Flamengo:
O Clube de Regatas do Flamengo informa que os atletas Allan, que apresenta traços falcêmicos que podem prejudicar a alta performance em altitude, e Léo Pereira, com quadro viral, não viajarão para a Bolívia. Já os atletas Varela, Ayrton Lucas, Erick, Arrascaeta e Pedro também não…
— Flamengo (@Flamengo) April 23, 2024
Por conta destes desfalques, Tite precisará escalar um time misto para o duelo contra o Bolívar, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. De acordo com informações do jornalista Venê Casagrande, o time que deve ir a campo é o seguinte: Rossi, Wesley, Leo Ortiz, David Luiz e Viña; Igor Jesus, Gerson e De La Cruz; Victor Hugo, Bruno Henrique e Lorran.
Situação do Flamengo na Libertadores
Atualmente, o Flamengo ocupa a vice-liderança do Grupo E na Libertadores de 2024 com quatro pontos. Na primeira rodada, o Rubro-Negro empatou em 1 a 1 com o Millonarios na Colômbia.
Já na segunda rodada, no Maracanã, o Mais Querido venceu o Palestino por 2 a 0. Por conta disso, uma vitória diante do Bolívar é de suma importância para que a equipe de Tite ocupe a liderança do Grupo E.
Confira as classificações dos grupos na Libertadores:
¡Se terminó la fecha 2⃣! Así quedaron las posiciones en la Fase de Grupos de la CONMEBOL #Libertadores.#GloriaEterna pic.twitter.com/Ge41pDBT7h
— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores) April 12, 2024
Jejum incômodo
Em toda a história, Flamengo e Bolívar já se enfrentaram quatro vezes pela Libertadores da América. Destes duelos, dois aconteceram no Maracanã e dois em La Paz, na Bolívia.
Desta forma, o Flamengo só conseguiu vencer o Bolívar uma vez, no Maracanã, na Libertadores de 1983. Já quando as partidas aconteceram fora de casa, ou seja, na Bolívia, o Rubro-Negro nunca conseguiu uma vitória.
Veja o histórico do confronto na Libertadores:
4 jogos
1 vitória do Flamengo (Maracanã)
1 empate (Maracanã)
2 vitórias do Bolívar (La Paz)
Mais um obstáculo
Além do time do Bolívar, o Flamengo também terá outro obstáculo pela frente para encerrar o jejum de vitórias em La Paz: a altitude. O Rubro-Negro entrará em campo a 3.600 metros acima do nível do mar, o que dificulta bastante os jogadores visitantes com a respiração.
Rubro-Negro voltará a campo pelo Brasileirão diante do Alvinegro no próximo domingo (28)