Quantos títulos de Libertadores o Flamengo tem? Relembre as campanhas

Na noite da última quarta-feira (10), o Flamengo deu mais um passo na busca pelo quarto título da Copa Libertadores. Disputando sua 21ª edição da competição, o rubro-negro superou o Palestino, do Chile, no Maracanã. No clima da competição internacional, relembre as campanhas de título do rubro-negro.

O que você precisa saber:

Flamengo e Palestino se enfrentaram no Maracanã na última quarta (10)
Mais Querido venceu por 2×0, com gols de Pedro e Léo Ortiz
Rubro-Negro é tri-campeão da competição

Quantos títulos de Libertadores o Flamengo tem?

A primeira participação do Flamengo na Libertadores aconteceu no ano de 1981. A edição de estreia do Mais Querido acabou em título rubro-negro. Deste então, o Mengão venceu outras duas edições: 2019 e 2022. Portanto, o Flamengo é tricampeão da Copa Libertadores.

A campanha de 1981

No primeiro ano mágico da história do Flamengo, Zico liderou o rubro-negro na primeira conquista da américa. Nesta edição, que também marcou a estreia do Mengão no torneio, o Mais Querido entrou em campo 14 vezes. Ao todo, foram oito vitórias, cinco empates e apenas uma derrota; tendo marcado 28 vezes e levado 13 gols. Na grande decisão contra o Cobreloa, do Chile, foram necessárias três partidas para decidir o título.

Poster de campeão da Libertadores de 1981 do Flamengo – Créditos: Reprodução

No primeiro jogo, em casa, o Flamengo venceu por 2×1, com gols de Zico. No segundo jogo, no Chile, foi derrotado por 1×0, e segundo as regras da época, se fez necessário um terceiro jogo. Em campo neutro, no Uruguai, o Mais Querido voltou a vencer com gols de Zico, e com 2×0 no placar, foi campeão pela primeira vez na Libertadores.

A campanha de 2019

Na segunda geração de ouro do Flamengo, mais um título da Libertadores. 43 anos depois da primeira conquista, o rubro-negro voltou a levantar a taça da competição. Na fase de grupos, o Mais Querido, que ainda era comandado por Abel Braga, se classificou com dificuldades. Ao todo, foram 13 partidas na competição, com sete vitórias, três empates e três derrotas; neste recorte, o rubro-negro marcou 14 vezes e sofreu dez gols.

Flamengo celebra a conquista da Libertadores 2019 – Créditos: Reprodução

Já sob o comando de Jorge Jesus, o Flamengo chegou ao seu auge técnico e conquistou a vaga na decisão do torneio. Foi então que o Mais Querido teve o River Plate – que vinha de título – na final do campeonato. Com dois gols de Gabigol no fim do segundo tempo, o rubro-negro teve uma virada mágica sobre os argentinos e ficou com o bi-campeonato da Libertadores.

A campanha de 2022

Se o segundo título demorou 43 anos para sair, o terceiro chegou apenas três anos depois Em 2022 o Flamengo fez a melhor campanha da história da Libertadores, sendo campeão invicto. Nesta edição foram 13 jogos, com 12 vitórias e um empate. Em alta no torneio, o rubro-negro marcou 33 vezes e sofreu apenas oito gols.

Jogadores do Flamengo comemoram título da Libertadores – Créditos: Reprodução

Na grande final da Libertadores, o Flamengo encarou o Athletico. E se é a decisão do maior torneio intercontinental das Américas, é claro que teria o gol do Gabigol. Marcando o quarto gol em três finais pelo Mais Querido, o camisa 10 decidiu a partida e deu o título ao rubro-negro. Ainda no primeiro tempo, o atacante não desperdiçou o passe açucarado de Éverton Ribeiro e mandou a bola pro fundo das redes.

Mais Querido busca seu quarto título na edição deste ano

About Author

Deixe um comentário

Previous post Quantos títulos Mundiais o Flamengo tem? Relembre as campanhas
Next post Payet realiza trabalho intensivo para antecipar retorno aos gramados