Com 603 jogos, Cássio se torna o goleiro que mais defendeu o Timão na história

Cássio Ramos continua fazendo história no Sport Club Corinthians Paulista. Nesta quarta-feira (27), mais uma marca impressionante é conquistada pelo nosso goleiro, que há uma década veste a camisa 12 do Timão: ao entrar em campo diante do Atlético-GO, em partida válida pela Copa do Brasil 2022, nosso GIGANTE se torna o goleiro que mais vestiu o manto alvinegro em campo e, no ranking geral, o terceiro jogador que mais atuou pelo Coringão na história. 

Com 603 jogos pelo Timão, Cássio ultrapassa outro goleiro e ídolo da Fiel, Ronaldo Giovaneli, que acumulou 602 partidas durante sua passagem pelo Corinthians entre os anos 1980 e 1990. E não deve parar por aí, porque Cássio está muito próximo do segundo do ranking, Luizinho, meia-direita alvinegro na década de 1950, que possui 607 jogos pelo Corinthians no currículo. O primeiro lugar isolado é do ídolo Wladimir, ex-lateral, que conta com nada menos que 806 partidas vestindo nossa camisa. 

Homenagens e festa para #Cássio603
Na passagem simbólica do posto de goleiro que mais atuou pelo Corinthians na história, Cássio esteve com Ronaldo Giovanelli no CT Dr. Joaquim Grava e ambos ganharam quadro com artes relacionadas às suas trajetórias – as obras são de autoria de Marcelo Masili, designer e gerente de Criação do Corinthians.
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Além disso, ao igualar com Ronaldo a marca de 602 atuações com o manto alvinegro no último dia 20, na partida contra o Coritiba pelo Brasileirão, nosso Gigante jogou com luvas em homenagem ao ex-goleiro.

Hoje, na marca histórica de 603 jogos, Cássio recebeu das mãos do presidente Duilio Monteiro Alves uma camisa especial produzida pelo Corinthians.

Homenagens ao GIGANTE no vestiário antes de Atlético-GO x Corinthians. Fotos: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians


E para o próximo jogo na Neo Química Arena, no sábado (30) contra o Botafogo, a Fiel Torcida pode preparar o coração e o grito em homenagem a Cássio, pois o Corinthians preparou uma grande festa para o goleiro.

A trajetória de Cássio no Corinthians
Cássio Ramos nasceu no dia 6 de junho de 1987 em Veranópolis (RS) e deu seus primeiros passos no futebol no sul do país. Começou no futebol profissional pelo Grêmio e logo em seguida, em meados de 2008, foi atuar na Holanda. Chegou ao Coringão em 2012, contratado junto ao PSV (Holanda), e começou a temporada na reserva de Júlio Cesar, goleiro titular na campanha do pentacampeonato brasileiro do Timão no ano anterior.  

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Após a estreia no Paulistão daquele ano, o goleiro ganhou sua primeira chance no time titular nas oitavas de final da CONMEBOL Libertadores 2012. Escalado contra o Emelec no primeiro jogo da fase de mata-mata da competição, no Equador, Cássio provou seu valor e nunca mais deixou o time. Seguro, o goleiro foi decisivo na sequência daquela campanha, que culminaria com o título inédito – e invicto – do Corinthians. 

Na segunda partida contra o Vasco, nas quartas de final, o arqueiro fez importante defesa no segundo tempo, após chute de Diego Souza, ajudando a levar o Timão às semifinais.  

Foto: Reprodução/TV Globo

Contra Santos na semi e depois diante do Boca Juniors, na grande decisão, Cássio manteve-se seguro, conquistando a América com o clube do Parque São Jorge.  

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Em dezembro do mesmo ano, teve papel decisivo na conquista do bicampeonato mundial do Timão, no Japão. Contra o Chelsea, tornou-se definitivamente o gigante ídolo da Fiel após fechar o gol e ser escolhido o melhor jogador daquela partida – vencida pelo Timão por 1 a 0, com gol de Paolo Guerrero. 

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians


E seu protagonismo em conquistas alvinegras não parou por aí. Foi muito importante nas campanhas do Brasileirão de 2015 e de 2017, com defesas que garantiram vitórias essenciais ao longo dos campeonatos. 
 
Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians


Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians


Nos mais recentes troféus do Coringão, que nos trouxeram o tri do Paulistão – nos anos de 2017, 2018 e 2019 –, o Gigante cresceu ainda mais! Com destaque especial no Paulistão 2018, foi decisivo na reta final defendendo pênaltis em mata-mata contra São Paulo, na semifinal, e Palmeiras, na decisão disputada no Allianz Parque. Este desempenho foi fundamental para Cássio ser convocado pelo técnico Tite para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. 

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians


Aos 35 anos e em sua 11ª temporada com a camisa alvinegra, Cássio continua fazendo defesas importantíssimas. Recentemente, defendeu duas cobranças de pênaltis no jogo contra o Boca Juniors que foram essenciais para a classificação do Timão para as quartas de final da CONMEBOL Libertadores 2022. 

Agora fique com a lista de conquistas de Cássio no Corinthians até hoje: 
– CONMEBOL Libertadores 2012
– Mundial de Clubes 2012
– Recopa Sul-Americana 2013
– Paulistão 2013
– Paulistão 2017
– Paulistão 2018
– Paulistão 2019
– Brasileirão 2015
– Brasileirão 2017

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Nosso GIGANTE chega também ao terceiro lugar da lista de jogadores com mais partidas pelo manto alvinegro; jogo de sábado (30) na Neo Química Arena será palco de uma grande festa em homenagem ao ídolo da Fiel

About Author

Deixe um comentário

Previous post Há 33 anos falecia Oswaldo Brandão, o treinador com mais jogos na história do Timão
Next post Ante la posible salida de Bernardo Silva, Manchester City posó sus ojos sobre un crack brasilero